Topo

Locações de filmes do Oscar movimentam mercado turístico

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 18h34

Além de arrecadar somas exorbitantes em bilheteria, a indústria do cinema é responsável por movimentar – e muito – o mercado do turismo. As locações de alguns longas-metragens que concorrem ao Oscar deste ano, por exemplo, têm despertado, devido aos sucessos das obras, um interesse incomum nos viajantes.

De acordo com pesquisa realizada pelo site Hoteis.com, a busca de seus usuários brasileiros por viagens à Nova Zelândia (cenário do filme “O Hobbit”) cresceu 52% em dezembro de 2012, em comparação com o mesmo mês de 2011. Já a procura pela cidade turca de Istambul, uma das locações de “007 – Operação Skyfall”, aumentou, na comparação entre outubro de 2011 e outubro de 2012, 10%.

  • Marcel Vincenti/UOL

    Cenário do último "007", Istambul ganhou popularidade nas buscas do site Hoteis.com

“O crescimento da procura por locais de gravação de filmes comprova que o cinema inspira os planos de férias de viajantes de todo o Brasil”, comenta a diretora de marketing do Hoteis.com, Carolina Piber. “As grandes produções apresentam e exploram as peculiaridades de destinos inusitados e isso interessa muitos brasileiros que estão em busca de uma grande experiência para as férias”. 

Outros filmes

No ano passado, a locação de longa-metragem que mais se popularizou foi o Havaí, onde foi filmado “Os Descendentes”, com George Clooney: a busca pelo arquipélago americano no Hoteis.com cresceu 255%. A procura pela cidade canadense de Vancouver (onde foi filmada parte da saga “Crepúsculo”) e pela cidade estadunidense de Asheville (locação de “Jogos Vorazes") cresceu, respectivamente, 18% e 89%. 

“A realização desta pesquisa nos ajudou a entender como os filmes estão hoje se relacionando com o turismo”, afirma Carolina Piber. “Concluímos que a cada ano que passa estes dois universos estão mais conectados”.