Topo

Diárias de hotéis brasileiros devem encarecer em 2013, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo

06/03/2013 16h49

Pesquisa divulgada pelo site TripAdvisor nesta quarta-feira (6) revela que a maioria dos administradores de hotéis brasileiros planeja subir o valor de suas diárias em 2013. O levantamento contou com a participação de 277 profissionais do setor: 53% deles afirmaram que seus estabelecimentos devem ter um aumento de tarifas neste ano.

O Brasil abriga algumas das cidades mais caras do mundo para o turismo. De acordo com pesquisa publicada no último mês de janeiro pela Embratur, o Rio de Janeiro, por exemplo, tem a segunda diária mais alta do mundo para viagens de negócios, e a terceira para viagens de lazer. 

A média das tarifas na capital fluminense chega a ser de US$ 246, para reservas feitas com 60 dias de antecedência. Trata-se de um promédio mais elevado que o encontrado em metrópoles como Londres, Paris e Milão.

“Muitos internautas reclamam dos preços do Brasil na área de comentários do nosso site”, afirma o gerente do TripAdvisor para a América Latina, Marco Jorge. “Acho que os eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos, que trarão muita gente ao país, criam uma tendência de aumento nos valores dos hotéis”.

Segundo reportagem publicada pelo jornal “O Globo” no último dia 29 de janeiro, as diárias dos hotéis cariocas devem subir até 71% durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em julho deste ano.

Imagem manchada

O governo fluminense lançou no dia 2 de março o site Observatório Estadual do Turismo, que irá monitorar as diárias cobradas por estabelecimentos hoteleiros do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o secretário especial de Turismo do Rio, Antonio Pedro de Mello, afirmou que "preços exacerbados mancham a imagem" da capital fluminense e pediu que empresários e governo dialoguem para encontrar uma melhor solução para a questão.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fontes, porém, discorda da metologia da pesquisa da Embratur, que coloca os hotéis do Rio de Janeiro e de outras metrópoles brasileiras entre os mais caros do mundo. "Não concordamos com os comparativos que elas usaram para o levantamento", diz ele. "O Brasil tem apenas a 33ª tarifa hoteleira mais alta do mundo e, com novos métodos que estamos propondo, a próxima pesquisa da Embratur deve ter outros resultados".

Fontes ainda afirma que a média anual de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros cariocas é de 85%. "O Rio é o principal destino turístico do país e, com os brasileiros viajando cada vez mais, é natural que haja alguma subida nos preços dos hotéis. Mas vamos coibir eventuais abusos que ocorram no setor".