Site monitora tráfego aéreo mundial em tempo real; veja imagens
O grande movimento de pessoas nos saguões dos aeroportos brasileiros te assusta? Para muita gente, é um alívio conseguir entrar em seu avião e ver, no momento em que ele decola, o caos dos terminais de embarque e desembarque ficando para trás.
O que poucos imaginam é que, no céu, existe um cenário ainda mais frenético (porém mais organizado). É isso pelo menos o que mostra o site FlightRadar24, que, utilizando uma tecnologia chamada ADS-B, consegue monitorar parte do tráfego aérea mundial em tempo real (atualmente, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo, são cerca de 80 mil aeronaves decolando por dia em todo o planeta).
O FlightRadar24 ainda não tem capacidade para acompanhar todos os voos realizados no globo, mas, em seu mapa-múndi, é possível enxergar até sete mil aviões em movimento ao mesmo tempo. E a visão impressiona: é quase impossível distinguir na tela os territórios dos Estados Unidos e da Europa, tamanha a movimentação de aeronaves sobre estas regiões.
No site também aparecem aeronaves monitoradas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA): são os aviões de cor laranja.
Ao clicar sobre uma das aeronaves, o internauta pode saber diversas informações sobre seu voo, como aeroporto de origem, companhia aérea responsável pela operação, número do voo, modelo da aeronave e a altitude em que ela viaja.
Para conhecer melhor o trabalho do site, acesse: www.flightradar24.com
E abaixo, veja um vídeo feito pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique que reproduz, em alta velocidade, 24 horas do trafégo aéreo mundial:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.