Bairro operário de Helsinque, na Finlândia, ganha atrações descoladas
Houve um tempo em que Kallio, bairro operário na região norte de Helsinque - que, de certa forma, lembrava um pouco a aridez do velho Bowery de Manhattan - era considerado zona proibida aos turistas. Hoje, porém, quem se aventura a atravessar o estreito de Siltasaarensalmi, que separa a área do resto da capital finlandesa, vai encontrar um circuito efervescente, com cafés exóticos, restaurantes e clubes sofisticados com pratos da alta gastronomia e boutiques acolhedoras – tudo isso à sombra da igreja centenária de Lars Sonck. É claro que ainda há grandes chances de se deparar com um daqueles sujinhos pelos quais a região é famosa, mas faz parte da experiência.
Ravintola Alppitori
Um sinal inegável de que o bairro é a bola da vez foi a inauguração dessa versão de um bistrô superbadalado da cidade. Experimente as famosas almôndegas do Tori com molho de conhaque e purê de batatas enquanto assiste à vida passar lá fora. (Kirstinkatu 15; (358) 50-412-6619; ravintolatori.fi/alppila)
Villipuutarha
A dona, Katja Kannisto, quis criar "um pedacinho do céu" quando abriu esse café, em 2008, num dos cruzamentos mais inóspitos de Kallio. Não deixe de provar o bolo Ellen Svinhufvud, que ganhou esse nome por causa da mulher de um presidente finlandês dos anos 30, servido num espaço com decoração para lá de extravagante. (Kaarlenkatu 13; (358) 45-881-3233; villipuutarha.fi)
Folklore
A designer de joias Tanja Kurittu conquistou uma legião de fãs com a coleção Notice Me, que mistura prata e pedaços de material refletor de bicicletas e carros encontrados nas ruas. Seu estúdio/galeria também oferece criações da estilista Tiina Palm. (Viipurinkatu 8; (358) 45-313-3020; tanjakurittu.com)
Pacífico
Esse bar/taverna/clube noturno difícil de encontrar foi montado no interior de um antigo cinema. O brunch especial do domingo é embalado a clipes de filmes norte-americanos antigos e trilha sonora de um DJ local. (Helsingkatu 15; pacifico.fi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.