Topo

Aeroporto mais alto do mundo é aberto no Tibete

Relax News

19/09/2013 14h48

O mais alto aeroporto civil do mundo foi inaugurado no Tibete nesta semana com o objetivo de reduzir os longos períodos de viagem entre um planalto conhecido como a "última terra pura no planeta azul" e Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China. Construído a 4.411 metros acima do nível do mar, os aviões começaram a voar pelo Aeroporto Daocheng Yading nesta semana, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

O novo aeroporto vai reduzir o tempo de viagem entre Daocheng Yading, um platô intocado nas montanhas do Himalaia conhecido como "o último Shangri-La do mundo", e a capital da província.

  • Shutterstock

    A reserva florestal de Yading, em Daocheng, um dos lugares mais remotos da Terra, pode ser extremamente afetada com a chegada de turistas que serão atraídos pelo aeroporto tibetano

Uma viagem que costumava levar dois dias de ônibus, agora vai durar apenas 65 minutos de avião.

O projeto levou dois anos para fica pronto e custou 1,58 bilhões de CNY, ou US$ 258 milhões.

Contudo, o mais novo empreendimento foi recebido com entusiasmo um tanto resguardado pelos tibetanos locais, já que o aeroporto também é visto como uma tentativa de o governo chinês estender seu domínio sobre a região.

Seus lagos, prados e paisagens montanhescas intocadas também fizeram da região um local de peregrinação para os moradores, que expressaram preocupações quanto ao impacto ambiental do aeroporto e por conta do volume de turistas que ele vai trazer para dentro do lugar.

O aeroporto opera voos diários entre Chengdu e Daocheng, e planeja colocar mais rotas que liguem o sudoeste com o remoto planalto tibetano.