Topo

Taxistas de Dubai fazem treinamento para se tornarem guias turísticos

Vista da cidade de Dubai, cortada pelo arranha-céu Burj Dubai - Ali Haider/Efe
Vista da cidade de Dubai, cortada pelo arranha-céu Burj Dubai Imagem: Ali Haider/Efe

Relax News

29/10/2013 13h47

Depois de Tóquio, Londres e Edimburgo, os motoristas de táxi de Dubai podem se tornar também guias turísticos para servir os quase 10 milhões de estrangeiros que visitam a cidade a cada ano.

É uma iniciativa que faz todo o sentido: para muitos turistas, os taxistas são o primeiro ponto de contato que os visitantes recém-chegados têm com o país, no percurso do aeroporto para o hotel, a passagem de introdução à cidade.

De acordo com o The Khaleej Times, quase metade dos 3.504 motoristas de táxi da cidade já completaram um treinamento de conscientização turística que os ensina sobre os principais pontos turísticos, hotéis, eventos e atrações de Dubai.

O programa também capacita as pessoas que conhecem a cidade melhor, transformando humildes taxistas em embaixadores.

Dubai não é a primeira a reconhecer o potencial dos taxistas quando se trata de atuar como guia turístico do lugar. Em Edimburgo, os motoristas dos táxis pretos podem se promover como guias turísticos de elite, depois de realizar um programa de treinamento com duração de 12 semanas.

Os visitantes que entrarem em um táxi na cidade de Londres, por exemplo, podem ter certeza que estão em boas mãos, já que seus motoristas precisam realizar um curso de formação que tem sido descrito como o mais exigente do mundo: eles devem conhecer 320 rotas dentro na área de Charing Cross (são 10km, que incluem as três ruas Strand, Whitehall e Cockspur).

Isso faz dos taxistas guias turísticos ideais, reservando aos turistas, de imediato, alguém que os guie e que conhece a cidade como ninguém.

Da mesma forma, os de Tóquio também estão sendo treinados para mostrar os pontos mais interessantes aos passageiros.