Topo

Dia de São Patrício não é só bebedeira; saiba onde a data é levada a sério

Homenageado com desfiles no mundo inteiro, São Patrício é padroeiro da Irlanda  - Newtown Grafitti/Creative Commons
Homenageado com desfiles no mundo inteiro, São Patrício é padroeiro da Irlanda Imagem: Newtown Grafitti/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 08h00

Beber cerveja verde é divertido, mas o Dia de São Patrício, comemorado na próxima terça-feira (17), é um evento que não se resume apenas a noitadas homéricas dentro de pubs barulhentos.

A data, que já começou a ser celebrada no último sábado (14), é um dos momentos mais importantes do ano para irlandeses e seus descendentes que vivem ao redor do mundo. 

Missionário que viveu no século 5, São Patrício é tido como o responsável por introduzir o cristianismo na Irlanda, hoje um país profundamente marcado por tradições religiosas. Após sua morte, ele virou padroeiro da "Ilha Esmeralda".  

O surgimento do trevo como símbolo irlandês também está relacionado com a história do santo. Diz a história que ele usou a planta para explicar o conceito da Santíssima Trindade para os descrentes.  

A celebração do dia de São Patrício (17 de março, suposta data de sua morte) se espalhou pelo mundo graças aos milhões de irlandeses que migraram para fora de seu país entre os séculos 17 e 20.   

Abaixo, veja como são as festas em lugares como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá e, lógico, Irlanda. 

DUBLIN (IRLANDA)

Dublin, na Irlanda, tem uma das mais animadas celebrações do Dia de São Patrício - Getty Images - Getty Images
Dublin, na Irlanda, tem uma das mais animadas celebrações do Dia de São Patrício
Imagem: Getty Images

Terra que tem São Patrício como padroeiro, a Irlanda é um dos melhores lugares para participar da festa em homenagem ao santo. Celebrações dedicadas a ele são realizadas na ilha há séculos, e o 17 de março é uma das datas mais importantes do calendário da Igreja Católica irlandesa. A capital, Dublin, costuma sediar desfiles que atraem quase 1 milhão de pessoas, muitas fantasiadas como o personagem folclórico "leprechaun" (na foto) e quase todos exibindo o famoso trevo em algum lugar da roupa. O consumo de cerveja é farto, mas há diversas opções culturais para quem quer apenas relaxar. De 14 e 17 de março, o St. Patrick's Festival promove, por toda Dublin, shows de música folclórica irlandesa, recitações de poesia em idioma gaélico e até a realização de um tour por lugares importantes para devotos de São Patrício na capital irlandesa. 

NOVA YORK (EUA)

Nova York abriga uma das mais animadas celebrações do dia de São Patrício no mundo - Getty Images - Getty Images
Nova York tem desfiles para o dia de São Patrício desde 1762
Imagem: Getty Images

Um dos principais redutos de imigrantes irlandeses no mundo, a cidade de Nova York celebra o Dia de São Patrício há mais de 250 anos. O primeiro desfile em homenagem ao santo realizado na cidade ocorreu em 17 de março de 1762 (14 anos antes da declaração de independência dos Estados Unidos). Hoje, os festejos são feitos principalmente entre os arranha-céus da Quinta Avenida, em Manhattan. No dia 17 de março, chegam a desfilar quase 150 mil pessoas, entre conjuntos musicais, policiais, membros do corpo de bombeiros e associações culturais irlandesas. A marcha, que chega a durar cinco horas, é liderada pelo 69º Regimento de Infantaria do Exército dos Estados Unidos, formado tradicionalmente por militares irlandeses. 

CHICAGO (EUA)

O Chicago River fica verde durante as celebrações do Dia de São Patrício - Alan Light/Creative Commons - Alan Light/Creative Commons
O Chicago River é tingido de verde durante as celebrações do Dia de São Patrício
Imagem: Alan Light/Creative Commons

Um dos grandes atrativos das celebrações que cercam o Dia de São Patrício em Chicago (que já começam em 14 de março) é a "intervenção artística" realizada em um dos principais cartões-postais da cidade. Durante as celebrações da data, o Chicago River, que cruza o centro da metrópole, é tingido de verde, cor sempre relacionada à cultura irlandesa. Chicago tem uma das principais comunidades irlandesas dos Estados Unidos, concentrada principalmente na zona sul da cidade. Depois de admirar o rio verde e ver desfiles no centro, o turista pode ir para a região sul, em bairros como Mount Greenwood, e ver os descendentes de irlandeses locais celebrando São Patrício à sua maneira, com danças típicas e pubs animados. 

BOSTON (EUA)

Policiais tocam gaitas de fole em desfile do dia de São Patrício em Boston - Madeleine Ball/Creative Commons - Madeleine Ball/Creative Commons
Policiais tocam gaitas de fole em desfile do dia de São Patrício em Boston
Imagem: Madeleine Ball/Creative Commons

Boston é a cidade americana mais identificada com a Irlanda. Assim como Nova York, a metrópole de Massachusetts foi destino, ao longo da história, de enormes fluxos de imigração irlandesa. Na semana do dia 17 de março, a cidade é tomada por desfiles, eventos culturais e animadas festas nos pubs. O lugar mais legal para ver as celebrações à São Patrício é a zona sul de Boston. Os desfiles contam com veteranos de guerra dos Estados Unidos que têm ascendência irlandesa, policiais tocando gaita de fole e muitas pessoas vestidas como o personagem folclórico "leprechaun". O público que se reúne na área para ver o espetáculo chega a somar um milhão de pessoas. O dia 17 de março também é a data em que soldados de George Washington expulsaram o Exército Britânico de Boston durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos, em 1776, fato rememorado com felicidade pelos presentes. 

TÓQUIO (JAPÃO)

A cerveja Guinness marca presença na festa de São Patrício japonesa - Toru Watanabe/Creative Commons - Toru Watanabe/Creative Commons
A cerveja Guinness marca presença na festa de São Patrício japonesa
Imagem: Toru Watanabe/Creative Commons

O que a Irlanda tem a ver com o Japão? Quase nada. Mas saiba que muitos japoneses não abrem de mão de participar anualmente das celebraçôes do Dia de São Patrício. As festas em homenagem ao padroeiro irlandês são realizadas no país asiático desde pelo menos 1992, por iniciativa da organização Irish Network Japan, responsável por promover intercâmbios culturais entre as duas nações. E os festejos não se resumem apenas ao dia 17, mas ocorrem em boa parte do mês de março. Desfiles como o da foto, recheados de alusões à clássica cerveja irlandesa Guinness e com japoneses vestidos de "leprechaun" com a cara pintada de verde, podem ser vistos em bairros boêmios de Tóquio como Harajuku.  

LONDRES (INGLATERRA)

Em 2012, a roda-gigante London Eye ficou verde para celebrar o dia de São Patrício - Ben/Creative Commons - Ben/Creative Commons
A roda-gigante London Eye ficou verde para celebrar o dia de São Patrício
Imagem: Ben/Creative Commons

Apesar de ter uma história recheada de conflitos com a Irlanda, a Inglaterra é um lugar interessante para curtir o dia de São Patrício. São muitos os irlandeses do santos que vivem na terra da rainha e, na semana do dia 17 de março, a capital inglesa costuma sediar eventos chamativos. A London Eye (roda-gigante perto do rio Tâmisa e do Big Ben que é hoje um dos grandes cartões-postais de Londres) costuma ficar verde para homenagear São Patrício, assim como a famosa loja de departamento Selfridges, na movimentada Oxford Street. Os principais desfiles e outros tipos de festejos são feitos em Trafalgar Square, um dos principais pontos turísticos de Londres.

MONTREAL (CANADÁ)

Montreal é uma das melhores cidades do Canadá para curtir o dia de São Patrício - Getty Images - Getty Images
Montreal é uma das melhores cidades do Canadá para curtir o dia de São Patrício
Imagem: Getty Images

Apesar de ser uma cidade com grande influência francesa, Montreal, na região canadense de Québec, abriga uma forte comunidade irlandesa. A bandeira da cidade, aliás, exibe o tradicional trevo irlandês. Isso tudo contribui para que o local seja palco de animadas celebrações durante o dia de São Patrício (a realização do evento em Montreal remonta ao século 18). Nos dias atuais, as celebrações a São Patrício da cidade (que terá seus principais festejos até o dia 22 de março) inclui desfiles musicais, danças folclóricas irlandesas e, lógico, muita cerveja. E a população francófona de região gosta de participar do evento: tanto eles como os irlandeses têm a característica comum de não morrer de amores pelos ingleses, mais bem quistos em áreas do Canadá que estão fora de Québec. 

NOVA ORLEANS (EUA)

A boêmia Nova Orleans também tem seus festejos de dia de São Patrício - Omunene/Creative Commons - Omunene/Creative Commons
A boêmia Nova Orleans também tem seus festejos de dia de São Patrício
Imagem: Omunene/Creative Commons

A boêmia e musical Nova Orleans, dona dos festejos de rua mais animados dos Estados Unidos, não poderia ficar de fora da lista das celebrações do dia de São Patrício. Com uma população de ascendência irlandesa considerável, visto que era um dos principais portos para imigrantes que queriam entrar nos EUA, a cidade da Louisiana homenageia o padroeiro da Irlanda desde o século 19. Na semana do dia 17 de março, Nova Orleans abriga desfiles tanto em seu tradicional French Quarter, como celebrações menores (mas não menos animadas) em bairros como o Irish Channel e Bywater. Entre as milhares de pessoas vestidas como "leprechaun" e outros personagens irlandeses, sempre aparece gente exibindo os tradicionais e coloridos colares do Mardi Gras, o insano carnaval de Nova Orleans.