Topo

Sites oferecem experiências autênticas com moradores de cidades turísticas

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 17h44

Já dizia o ditado: "quando em Roma, faça como os romanos". Mas como os romanos fazem? Onde comem, passeiam e festejam? É difícil chegar a uma cidade sem conhecer alguém e ter experiências realmente autênticas. Afinal, os pontos turísticos, obviamente, só têm turistas. Para vivenciar uma cidade de verdade sem ter muito tempo disponível é preciso contar com uma ajudinha. E é essa a proposta do site colaborativo Trip4real, que reúne ofertas de atividades para turistas feitas por pessoas comuns, que vivem no lugar.

"As experiências mais autênticas não estão nos guias, mas nas pessoas". Esse é o lema do site, que funciona como um Airbnb. A diferença é que no lugar de uma casa você aluga uma experiência. Por exemplo: você vive em uma cidade qualquer e conhece detalhes que um turista normalmente nunca saberia, como um restaurante escondido, uma festa específica ou um passeio incomum. Em vez de guardar essa informação para si, você entra em um dos sites e publica a oferta, estipulando os detalhes, como preço e o tempo que isso leva. Se um turista for visitar a sua cidade e estiver interessado em vivenciar isso, ele entra em contato e todos saem ganhando.

Apesar de já existirem algumas agências de turismo especializadas em oferecer experiências (como dirigir uma Ferrari na Itália), nada se compara ao volume e criatividade de pessoas comuns. Somente no Trip4real são mais de quatro mil ofertas, das mais variadas.

Entre as experiências oferecidas por brasileiros no site Vayable está um tour para conhecer a arte de rua do Rio de Janeiro, por US$ 40 - Reprodução/Vayable - Reprodução/Vayable
Que tal um tour para conhecer a arte de rua do Rio de Janeiro?
Imagem: Reprodução/Vayable

Em Barcelona, onde o site foi criado, é possível conhecer as atrações turísticas da cidade em um sidecar da Segunda Guerra Mundial (aquele carrinho que fica preso na lateral de uma moto) ou jantar com um ex-assaltante, que foi preso depois de roubar mais de 150 bancos e virou um famoso escritor. Já na capital inglesa dá para jantar em um antigo vagão do famoso metrô de Londres e, em Paris, um tour pelos brechós da cidade.

Por enquanto, o site oferece experiências em apenas cinco países da Europa: Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido e França. Quem busca experiências no Brasil vai encontrar outra página semelhante, o Vayable. As ofertas ainda não chegam à criatividade das encontradas nas capitais europeias, limitando-se a passeios típicos para turistas, como visitar as favelas do Rio de Janeiro ou um tour pelo centro histórico de São Paulo.

Já o I Like Local oferece experiências em países asiáticos, como Filipinas, Índia, China e Tailândia. Algumas das atividades que envolvem trabalho voluntário são gratuitas e outras levam para conhecer famílias que vivem em cemitérios na Tailândia, fazendas no Vietnã ou uma aldeia no Laos.

Para quem não quer saber muito de experiência e só deseja a companhia de um amigo local, o site Rent a Local Friend dá aquela força. Nele é possível alugar moradores para lhe mostrar a cidade escolhida. Achou meio estranho pagar por um amigo? Que tal tentar a sorte no Couchsurfing? Apesar de ser voltado principalmente para arranjar um canto para dormir de graça na casa de alguém, alguns dos usuários também estão à disposição para ajudar a conhecer a cidade sob o olhar de quem vive nela.