Museu holandês pede a visitantes: parem de fotografar e desenhem os quadros
Mais famoso museu de Amsterdã, o Rijksmuseum lançou uma campanha em que propõe uma troca para seus visitantes: que eles parem de tirar fotos dos quadros e comecem a reproduzir, com lápis e papel, as obras de arte exibidas no local.
"No mundo atual dos telefones celulares, uma visita a um museu é geralmente uma experiência passiva e superficial. O público acaba não entrando em contato verdadeiramente com a beleza das obras. É por isso que o Rijksmuseum quer que seus visitantes descubram e apreciem a beleza da arte através do desenho", diz o site da campanha, batizada de "Você vê mais quando desenha".
O museu anunciou que disponibilizará lápis e cadernos de esboços para seus visitantes todos os sábados, com os quais o público poderá tentar reproduzir algumas das obras-primas do lugar, como o quadro "A Ronda Noturna", de Rembrandt, e as estátuas indonésias do Pavilhão Asiático. E o próprio edifício do Rijksmuseum, uma obra de arte por si só, pode virar objeto de reprodução feita pelos turistas.
Neste link, o museu dá dicas sobre como observar e reproduzir algumas de suas fantásticas obras de arte: www.rijksmuseum.nl/en/startdrawing/drawing-saturday
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.