Topo

Trilha "Caminho dos Deuses" coloca turista nos céus da Costa Amalfitana

Turista cruza o "Caminho dos Deuses", na Costa Amalfitana - Donchili/Creative Commons
Turista cruza o "Caminho dos Deuses", na Costa Amalfitana Imagem: Donchili/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 07h58

A Costa Amalfitana, no sul da Itália, é um destino perfeito para quem gosta de passar as férias deitado sobre lindas praias, fazendo pouco mais do que tomar sol e curtir uma boa gastronomia.  

Mas a região também oferece uma opção para quem quiser colocar o esqueleto para se mexer. Trata-se da trilha "Sentiero Degli Dei" ("Caminho dos Deuses"), cujo nome não é exagero: o percurso, que se estende entre as localidades de Agerola e Positano, leva o turista para cima das montanhas que ficam ao lado da orla amalfitana, oferecendo lindas visões aéreas das vilas da área e do mar Tirreno.

As caminhadas pela trilha duram cerca de três horas, passam pelas famosas plantações de limão dessa região da Itália e chegam a oferecer vista até para a ilha de Capri. Conventos antigos isolados quase no meio do nada também surgem no roteiro.

O "Sentiero degli Dei" tem cerca de 8 quilômetros de extensão, chega a 650 metros sobre o nível do mar e é cheio de subidas e descidas: é preciso estar em boa forma física para percorrê-lo. Pessoas com vertigem também podem se sentir desconfortáveis, visto que a trilha passa ao lado de algumas encostas íngremes.

Mas o esforço vale a pena: o "Caminho dos Deuses" é a chance que o turista tem de ver a Costa Amalfitana de um ângulo diferente, onde as praias são apenas um dos componentes de uma região recheada de montanhas verdejantes e paisagens bucólicas.

O começo do caminho, em Agerola, é facilmente acessível a partir de locais turísticos como Positano e Amalfi.