Topo

Choque com pássaro durante aterrissagem faz buraco em avião; veja fotos

O acidente ocorreu durante um pouso no aeroporto inglês de Heathrow - Amir Hashim/Facebook
O acidente ocorreu durante um pouso no aeroporto inglês de Heathrow Imagem: Amir Hashim/Facebook

Do UOL, em São Paulo

14/03/2016 12h31

Um avião da companhia egípcia EgyptAir ficou danificado ao se chocar com um pássaro durante uma aterrissagem no aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.

O acidente deixou um enorme buraco na parte dianteira da aeronave, visto depois repleto de sangue e com penas do animal. 

Um total de 71 passageiros estavam a bordo do Boeing 737-800. Mesmo com a avaria em sua estrutura, o avião da EgyptAir conseguiu aterrissar em segurança, mas ficou retido em solo por 21 horas para passar por reparos. Depois de arrumado o estrago, o jato retornou à cidade do Cairo, no Egito.

Choques com animais podem ser extremamente perigosos para um voo. Em 2009, por exemplo, um piloto da US Airways teve que fazer um pouso de emergência nas águas do rio Hudson após seu avião bater em aves durante uma decolagem do aeroporto de LaGuardia, em Nova York.

O acidente avariou as turbinas da aeronave, um Airbus A320, e o comandante foi considerado um herói por ter conseguido salvar a vida de todos a bordo realizando um pouso extremamente arriscado (veja a última foto abaixo). 

Sangue e penas do pássaro podiam ser vistos na aeronave após a aterrissagem - Amir Hashim/Facebook - Amir Hashim/Facebook
Sangue e penas do pássaro podiam ser vistos na aeronave após a aterrissagem
Imagem: Amir Hashim/Facebook

15.jan.2009 - Passageiros de voo da US Airways aguardam resgate nas asas de avião que teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, no dia 15 de janeiro de 2009. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados com vida - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters
15.jan.2009 - Passageiros de voo da US Airways aguardam resgate nas asas de avião que teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, no dia 15 de janeiro de 2009. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados com vida
Imagem: Brendan McDermid/Reuters