Nº1 do mundo, chef dá dicas para viagem gastronômica por Modena, na Itália
Os italianos estão eufóricos. Não é para menos: pela primeira vez o país, que carrega a comida no DNA, alcançou o topo do renomado ranking “50 Best”, da revista inglesa Restaurant. O título de Melhor Restaurante do Mundo, em 2016, foi para a Osteria Francescana (www.osteriafrancescana.it), em Modena, no norte do país, a cerca de 130km de Florença.
No comando da casa está um sujeito ímpar, o chef Massimo Bottura, que é considerado o embaixador da gastronomia italiana no mundo. Bandeira que ele levanta sobretudo quando são as tradições de sua terra, que é berço de iguarias como parmesão, presunto de Parma e aceto balsâmico.
Como todo italiano, ele é bairrista – no bom sentido, que fique claro – e revelou ao UOL um roteiro dos lugares preferidos na sua tão amada cidade natal.
O chef, que há anos coleciona três estrelas no disputado Guia Michelin, indica endereços que caminham para a simplicidade, a comida verdadeira, os restaurantes rústicos e nada plugados: só um dos locais citados por ele tem site. Confira abaixo a seleção do chef.
Lifestyle e comida boa
Quer se sentir um local? O caminho é ir para uma osteria! Essas casas são um banho de autenticidade, aquela cozinha tradicional e que não passa por modismos, servida por personagens que traduzem o cotidiano da cidade.
A oferta é grande, mas a Ermes (Via Ganaceto, 89, +39 059 238065) é perfeita para um almoço tranquilo e recheado de clássicos da região Emilia-Romagna, servindo especialidades como tortelli, tortellini in brodo (foto) e lasanha. Ainda é opção perfeita para o viajante interagir, já que é cheio de mesas compartilhadas.
Xícaras de história
Quando o assunto é tomar um espresso, hábito italianíssimo que é praticado várias vezes ao dia, Bottura não pensa duas vezes: frequenta (e indica) a Caffeteria Drogheria Giusti (Via Luigi Carlo Farini, 71; tel. +39 059 219 132). O motivo? Trata-se do café mais antigo de Modena, um ícone que foi fundado em 1605 e até hoje é referência na arte de preparar essa que é uma das bebidas mais amadas do mundo. Doces como a crostata de frutas vermelhas acompanham bem.
Ritual italiano
O aperitivo está para os italianos como o happy hour para os brasileiros. Para brindar o fim da tarde, bebericar e petiscar. E funciona assim: classicamente, quem pede um drinque, ganha um mix de comidinhas como nhoque frito (foto), queijos e embutidos. Saiba que a Itália vive de regionalidades e vale lembrar que esse pedacinho da Bota é a pátria de produtos como parmesão, do presunto de Parma, da mortadela. Ou seja: com certeza você vai passar bem!
O chef indica o Mon Cafè (www.mon-cafe.it), que fica na Canal Chiaro, rua modenense das mais famosas. Se tiver sem tempo para o programa, passe por lá ao menos para um cappuccino, que é dos deuses.
Final de semana
Eis mais um tipo de lugar para se sentir um italiano típico: trattoria! Culinária típica, preço justo, nada de invencionices. E, de quebra, há a sensação de que você está na casa da nonna, com papos calorosos na mesa e que vão da massa do dia à política e futebol.
O Aldina (Via Luigi Albinelli, 40; +39 059 236106) é bem assim e a melhor ocasião para mergulhar nesse universo é o sábado, pois ele fica bem na frente do mercado Albinelli (foto)(www.mercatoalbinelli.it), que, neste dia, vira badalado ponto de encontro de quem gosta de comer e beber bem.
Escapadas com sol
A Itália é um país de estações bem demarcadas. Por isso, o calendário de atrações funciona muito por estações do ano, o que não é diferente nos arredores de Modena. Entre primavera e verão, a dica é escapar para Vignola (www.comune.vignola.mo.it), cidade de ares medievais que fica no Vale das Cerejas, e como tal, abriga uma festa, em maio, dedicada à safra da fruta. Spilamberto (www.comune.spilamberto.mo.it) é o destino de junho, época em que rola a celebração anual do aceto balsâmico (foto), outra iguaria da região. Já em julho é tempo de esbaldar-se no tortellone, pois é quando acontece o festival dedicado à ele, o La Luna nel Pozzo, em Levinzzano Rangone (www.levizzanorangone.it).
Estrada e clima bucólico
Quando o clima começa a mudar e o outono está para chegar, em setembro, é hora do tortellini in brodo, momento em que toda a Castelfranco Emília (www.comune.castelfranco-emilia.mo.it) coloca em destaque tal receita típica. Outubro já é tempo de sentir o aroma de castanhas no ar, sobretudo em Zocca (www.comune.zocca.mo.it), que abriga neste período um evento exclusivo dedicado a elas. Temporada das mais esperadas é a das trufas e dos cogumelos (foto). Os programas temáticos não faltam e vale apostar em locais em que eles são ícones, como os municípios de Montefiorino (www.comune.montefiorino.mo.it) e Castelnuovo-Rangone (www.comune.castelnuovo-rangone.mo.it).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.