Público poderá usar privada de ouro no museu Guggenheim de Nova York
A partir desta sexta-feira (16), o público do museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York, poderá usar uma privada feita com ouro de 18 quilates instalada em um dos banheiros do local.
A peça foi batizada de "América" e é de autoria do artista italiano Maurizio Cattelan, descrito, no site do museu, como "um dos maiores provocadores do mundo das artes".
"A obra torna disponível ao público um produto extravagante e luxuoso que só seria acessível ao 1% da população mais rica do mundo, evocando o velho sonho americano de 'oportunidade para todos'", diz um comunicado divulgado para a imprensa pelo museu. "Ela também permite que as pessoas tenham uma experiência única de intimidade com uma obra de arte"
O blog oficial do Guggenheim nova-iorquino completa: "em museus, o público é constantemente orientado para não tocar em nada. Esta, portanto, é uma oportunidade extraordinária para a pessoa passar um tempo completamente sozinha com um trabalho desenvolvido por um artista renomado".
A peça tem inspiração no famoso urinol do artista francês Marcel Duchamp, apresentado como obra de arte em 1917.
A privada de ouro foi colocada em um banheiro do quarto andar do Guggenheim nova-iorquino e o público não precisa pagar alguma taxa extra para utilizá-la (mas a entrada do recinto estará constantemente vigiada por um segurança).
Seu uso está incluso no preço do ingresso do museu, que chega a US$ 25 (cerca de R$ 82). Funcionários locais, por sua vez, usarão produtos especiais para limpar a privada, cujo valor não foi revelado.
Mais informações: www.guggenheim.org
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.