Destino ostentação: conheça as atrações mais megalomaníacas de Dubai
Pacata vila de pescadores até o século 19, Dubai se transformou em uma das cidades mais modernas do planeta. O dinheiro gerado pelo petróleo e por um próspero ambiente de negócios deu origem a um lugar onde a megalomania dita as regras: lá estão o edifício mais alto do mundo, o maior shopping do mundo, um dos mais caros hotéis do mundo e outras construções de dimensões sem paralelo no resto do globo –tudo, logicamente, transformado em atrações turísticas. Veja os cartões-postais mais inacreditáveis de Dubai.
O maior edifício do mundo
Está em Dubai o que o Guinness World of Records classifica como o mais alto edifício do mundo: o Burj Khalifa, um arranha-céu com nada menos do que 828 metros de altura. Inaugurado em 2010, o espigão tem 163 andares, demorou quase seis anos para ser levantado e consumiu investimentos de US$ 1,5 bilhão.
O Burj Khalifa abriga residências, escritórios, um hotel da marca Armani e, no seu 148º andar, oferece um mirante aberto a turistas que proporciona visões panorâmicas fantásticas de Dubai. Mas, se você sofre de vertigem, é aconselhável ficar longe desta atração: o mirante está a 555 metros (mais de meio quilômetro) sobre o nível do solo.
Hotel “sete estrelas”
O hotel Burj Al Arab é uma das visões mais célebres de Dubai. Com 321 metros de altura, sua arquitetura tem a forma de um veleiro, que parece flutuar sobre as águas do Golfo Pérsico. É sofisticado e já foi chamado de hotel “sete estrelas” por muitos especialistas do mercado de turismo –apesar de não ter essa classificação oficialmente.
Mas não falta luxo dentro do Burj Al Arab: sua suíte principal, por exemplo, a Royal Suite, tem 780 m², onde o hóspede encontra um cinema, banheiro com torneiras banhadas a ouro e diárias que podem ultrapassar os R$ 40 mil. O edifício foi erguido sobre uma ilha artificial no meio do oceano, a 280 metros da orla de Dubai, e está conectado à praia por uma enorme passarela.
Ilhas em forma de palmeira
Uma das obras mais excêntricas de Dubai é o Palm Jumeirah, um conjunto de ilhas artificiais que, quando visto de cima, exibe a forma de uma enorme palmeira deitada nas águas do Golfo Pérsico. O local tem cinco quilômetros de comprimento e abriga edifícios corporativos e casas de milionários.
Há lá, também, diversos hotéis de luxo, como o Fairmont Palm Hotel & Resort (que oferece algumas das melhores vistas da região), o Atlantis The Palm (com mais de 1.500 quartos) e o Waldorf Astoria, que conta com praia privativa e um dos melhores spas de Dubai.
Esqui no meio do deserto
O fato de estar no meio de uma região desértica não impediu Dubai de ter uma enorme pista de esqui na neve. A atração turística ocupa 22.500 m² em um galpão totalmente fechado e climatizado –e a neve encontrada lá dentro é, logicamente, artificial. Mesmo não oferecendo lindas paisagens, o local é extremamente popular.
Há pistas para esquiadores com diferentes graus de experiência –uma delas tem 400 metros de comprimento. Sobre a área corre um teleférico que leva os praticantes ao topo das rampas. A atração fica do shopping Mall of Emirates, um dos principais centros de compras dos Emirados Árabes Unidos. Ao lado da pista de esqui, o público pode interagir com pinguins.
Shopping gigante
Dubai tem o shopping center com a maior área construída do planeta, ocupando mais de 1,1 milhão de m². O Dubai Mall tem mais de 1.200 lojas, 22 cinemas e 160 restaurantes, cafés e fast-foods (além de um estacionamento que comporta 14 mil veículos). Lá, há desde espaços de grifes como Cartier e Louboutin até lojas especializadas em venda de ouro.
As crianças também se divertem no Dubai Mall: o shopping tem um aquário com cerca de 300 exemplares de animais marinhos (incluindo tubarões e arraias) e uma pista de patinação no gelo.
Show aquático
Mais uma marca que Dubai ostenta: lá está uma das maiores fontes que realizam coreografia de água no mundo. Embalados por trilha sonora, os jatos chegam a 140 metros de altura e viraram uma das atrações mais fotografadas da cidade.
O espetáculo é realizado quase que diariamente (de dia e de noite), mas fica mais bonito se observado à noite, quando é embelezado por mais de 6.600 raios de luz.
Veneza árabe
Ocupando uma área de 40 hectares, o complexo hoteleiro Madinat Jumeirah é uma espécie de Veneza árabe encravada no meio de Dubai. Exibindo uma linda arquitetura típica do Oriente Médio e do norte da África, o lugar é cortado por um canal no qual turistas podem passear com embarcações e se locomover entre as diversas atrações que o complexo oferece –como mais de 40 bares e restaurantes, além de hotéis boutique. Tamareiras e canteiros de flores margeiam o canal, deixando o lugar ainda mais bonito.
O local também fica ao lado do Wild Wadi Water Park, o principal parque aquático de Dubai, que conta com diversos toboáguas, simuladores de surfe e uma cachoeira artificial com 18 metros de altura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.