De Montevidéu a Bogotá, conheça sete capitais sul-americanas imperdíveis
Estados Unidos e Europa são destinos extremamente populares. Mas nunca é demais lembrar que, aqui perto, na América do Sul, há cidades com potencial para divertir (e muito) o viajante brasileiro. Conheça os principais atrativos de sete capitais de países sul-americanos e decida: em qual delas você gostaria de passar suas férias?
Buenos Aires
Não surpreende que Buenos Aires seja um destino tão popular entre brasileiros. A capital argentina oferece lugares cativantes como o bairro de San Telmo (com ruas e cafés charmosos), a Plaza de Mayo (ao lado da Casa Rosada, sede presidencial do país) e o divertido bairro de La Boca (onde, além do estádio do Boca Juniors, fica o Caminito, via colorida com restaurantes, lojinhas e shows de tango ao ar livre). Para comer em restaurantes elegantes, vá até a área de Puerto Madero (na foto), hoje, um dos lugares mais badalados da cidade. Um passeio pela avenida 9 de Julio, que exibe o famoso Obelisco portenho, também deve estar nos planos.
Lima
Em uma viagem ao Peru, os viajantes não deveriam ignorar Lima. A cidade é um destino divertidíssimo, com praias protegidas por enormes paredões, no topo dos quais começa o terreno por onde se espalha o cenário urbano limenho. A metrópole oferece uma extensa área verde com vista para o oceano Pacífico, onde os turistas realizam agradáveis caminhadas e passeios de bicicleta. O centro histórico de Lima (com construções como a linda catedral da cidade, que remonta ao século 16), o elegante distrito de Miraflores (com ótimos restaurantes para você comer aquele ceviche) e a boêmia área de Barranco são passeios imperdíveis aqui.
Montevidéu
Com seu centro histórico charmoso e bem preservado, Montevidéu é uma das capitais mais agradáveis da América do Sul. Aqui, a graça é fazer longas e despreocupadas caminhadas entre cartões-postais como a Plaza Independencia (coroada pela estátua do herói independentista José Artigas), o palácio Salvo (com quase 100 metros de altura e um dos símbolos da capital uruguaia), a Plaza del Entrevero (com um lindo chafariz e excelente para um descanso) e a Puerta de la Ciudadela, um portal de pedra que remonta ao século 18. Também merecem uma visita a Catedral de Montevidéu e o Mercado del Puerto, onde o turista pode se deliciar comendo um autêntico churrasco uruguaio.
Santiago
Moderna, bonita e recheada de atrações gastronômicas e culturais. Assim é Santiago. Na capital chilena, os visitantes se divertem comendo mariscos no Mercado Central (inaugurado em 1872 e com uma bela estrutura de ferro), tomando doses de pisco sour no boêmio bairro de Bella Vista e passeando entre monumentos de grande importância política e histórica, como o neoclássico Palacio de la Moneda (que abriga o poder presidencial chileno). Para ter uma vista panorâmica fantástica de Santiago, suba ao topo do Cerro Santa Lucía, de onde se pode fazer fotos excelentes da metrópole.
Bogotá
Paisagens históricas, ótimos restaurantes e muito agito noturno são alguns dos atrativos da cidade de Bogotá. Um passeio a pé pelo centro da capital colombiana levará o turista até cartões-postais como as charmosas ladeiras da região histórica da Candelária e à Plaza Bolívar (que reúne edifícios como o do Poder Judiciário da Colômbia). Também está na área o Museo Botero (com diversas obras de Fernando Botero, um dos mais célebres pintores e escultores colombianos). Para cair na gandaia, vá até a chamada Zona Rosa, que reúne excelentes bares e discotecas animadíssimas.
Quito
Quito reserva diversas surpresas para o turista, seja com seus monumentos históricos, instituições culturais ou paisagens naturais. Cercada por montanhas, a capital equatoriana abriga atrações como a Iglesia de la Compañía de Jesus (com um interior dourado que deixa os visitantes de queixo caído) e a Plaza Grande, cercada por lindas edificações coloniais. Para ter uma visão panorâmica perfeita da cidade, pegue o teleférico e suba até um mirante natural que existe na paisagem montanhosa sobre a cidade. A Iglesia de San Francisco (na foto) é outro monumento que deve ser visitado.
La Paz
Sucre é a capital constitucional da Bolívia, mas é em La Paz que se encontra a sede presidencial do país. A cidade, que chega a estar a quase 4.000 metros de altitude, oferece uma fascinante variedade de paisagens para o turista: sob a imponente montanha nevada Illimani (na foto), surgem atrativos como a Calle de las Brujas (uma via pitoresca recheada de lojas de artesanatos indígenas), a Basílica de San Francisco (inaugurada no século 18) e a linda Calle Jaen (a mais linda rua de La Paz, com ótimos bares e restaurantes). Imperdível é também o Valle de la Luna, uma área cheia de formações rochosas que realmente lembram uma paisagem lunar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.