7 trilhas incríveis pelo mundo para ver mares, montanhas e dormir em tribos
Existem diversos destinos pelo mundo que oferecem trilhas em montanhas nevadas, paisagens litorâneas e até tribos indígenas. Abaixo, conheça algumas das melhores caminhadas para fazer no planeta.
1. Caminho dos Deuses, Itália
Chamada em italiano de "Sentiero degli Dei" ("Caminho dos Deuses"), esta trilha é um caminho que serpenteia pelas montanhas da Costa Amalfitana, oferecendo visões espetaculares da região litorânea do sul da Itália. O roteiro pode ser feito entre as localidades de Agerola e Nocelle e, no percurso, os turistas passam pelas lindas plantações de limão da região, enxergam os vilarejos da área e atingem mirantes com visão para o mar Tirreno. O passeio dura pouco mais de três horas.
2. Área de Proteção Nacional Nam Ha
Esta é uma trilha para viajantes durões: uma longa caminhada guiada que começa na cidade de Luang Nam Tha, que pode durar quase uma semana e que cruza florestas da Área de Proteção Nacional Nam Ha, no norte do Laos, no Sudeste Asiático. O grande atrativo da aventura é entrar em contato com as diversas tribos indígenas que vivem na região (como os akha e os lanten), que ainda preservam seus costumes ancestrais (os akha, por exemplo, realizam rituais xamânicos). Para chegar até eles, os viajantes atravessam rios caudalosos, colhem seu próprio alimento na selva e dormem em casinhas rústicas nas vilas tribais.
3. Jomsom Trek, Nepal
A região da cordilheira do Himalaia está cheia de trilhas, à sombra de algumas das maiores montanhas do mundo. Uma das mais interessantes é a Jomsom Trek, que pode começar no vilarejo de Naya Pul (a cerca de 1.070 metros de altitude) e chegar até a vila de Muktinath, uma vila sagrada para budistas e hindus que fica no meio de picos nevados. Entre um ponto e outro, o turista chega a caminhar por mais de sete dias, cruzando enormes pontes sobre rios e dormindo em pitorescas vilas nepalesas, como Tatopani (com piscinas de águas termais) e Jarkhot. No Nepal, é também possível realizar trilhas até os arredores do monte Everest.
4. Pacific Crest Trail, Estados Unidos
A Pacific Crest Trail é uma das mais lindas e famosas áreas de trilha dos Estados Unidos. É um destino que oferece um percurso no meio da natureza que chega a ter mais de 4.200 quilômetros de extensão, indo da região fronteiriça dos EUA com o México até o Canadá, e cruzando o interior dos Estados da Califórnia, Oregon e Washington. No percurso, os caminhantes se deparam com montanhas nevadas, lagos, densas áreas florestais e áreas de proteção ambiental americanas. Um dos destaques: as paisagens da cordilheira da Sierra Nevada, que aparecem no horizonte da trilha.
5. Chapada Diamantina, Brasil
Não faltam destinos no Brasil para fazer caminhadas: um dos mais especiais deles é a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, que oferece inúmeras trilhas para os turistas. Uma das mais populares atividades da área é a ida até a Cachoeira da Fumaça (uma das maiores quedas d'água do país, com mais de 300 metros de altura) e caminhadas rumo ao Morro do Pai Inácio (um dos cartões-postais da área). É possível passar dias caminhando pelas paisagens da Chapada, em jornadas que colocarão o turista em contato com grutas, formações rochosas gigantescas e cachoeiras.
6. Trilhas a Machu Picchu, Peru
A caminhada guiada rumo ao sítio arqueológico de Machu Picchu é uma experiência procurada por turistas do mundo todo. Muitos chegam a encarar quatro dias de trilhas para chegar até o destino, começando a jornada na localidade de Piscacucho, dormindo em campings e enfrentando as místicas montanhas da região (o percurso chega a ultrapassar os 4.000 metros de altitude). No trajeto, os viajantes passam por ruínas incas e vilarejos, antes de chegar a Machu Picchu.
7. Monte Fuji, Japão
Que tal subir a mais famosa montanha do Japão, o monte Fuji? Turistas do mundo inteiro realizam trilhas que chegam ao cume deste monumento natural nipônico, que tem mais de 3.700 metros de altura. Tal atividade é geralmente realizada entre julho e agosto, quando o clima está mais favorável para a empreitada. Trata-se de um percurso íngreme, no qual os participantes têm que subir as encostas da montanha e que chega a durar mais de seis horas. A vista que se tem de lá de cima e a sensação de estar no topo de uma das montanhas mais famosas do mundo recompensam o esforço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.