Catacumba italiana exibe milhares de mortos e múmia infantil quase intacta
Abrigo para a ossada de milhões de pessoas, as catacumbas de Paris são um popular passeio turístico na Europa. Porém, pouca gente sabe que, na Itália, há um lugar que pode ser mais impactante do que os subterrâneos mortuários franceses.
Trata-se das Catacumbas dos Capuchinhos, localizadas na cidade de Palermo (a capital da Sicília), abertas a visitas de turistas e que expõem, em uma rede de corredores macabros, os restos mortais de aproximadamente oito mil homens, mulheres e crianças.
Aqui, o que mais impressiona é a maneira como eles são exibidos ao público.
Grande parte destes mortos está em posição ereta ao longo das galerias das catacumbas, como se fosse uma plateia em pé observando silenciosamente os visitantes que percorrem o local.
Durante o tour, descobre-se que eles foram clérigos, nobres e membros da classe média da Sicília que faleceram a partir do século 16.
Muitos deles ainda usam roupas com as quais costumavam se vestir em vida (os esqueletos dos frades capuchinhos, por exemplo, envergam suas tradicionais vestes litúrgicas, enquanto ex-membros da elite palermitana exibem vestimentas pomposas).
E os corredores das catacumbas são divididos de acordo com o perfil os mortos: aqui estão estão expostos os homens, ali as mulheres e mais além as crianças. Há também espaços reservados para monges e, acredite se quiser, mulheres virgens.
Rosalia Lombardo
Uma das partes mais chocantes das Catacumbas dos Capuchinhos é a seção que abriga os restos mortais de crianças (diversas delas expostas em nichos nas paredes e ainda usando envelhecidas roupinhas infantis).
É dentro de uma caixão com tampa de vidro que fica a múmia da menina Rosalia Lombardo, que morreu em 1920, aos dois anos de idade, e cujo estado de preservação chama a atenção de todos que passam pelo local.
A pedido de seu pai, ela foi embalsamada logo depois de falecer por causa de uma pneumonia e, hoje, parece estar dormindo em um sono profundo.
Rosalia, porém, não chega a assustar tanto como outras múmias exibidas dentro das catacumbas, como as de clérigos cujas expressões faciais ainda são reconhecíveis em seus rostos quase decompostos.
É um passeio interessante, mas que não deve ser feito com crianças.
As catacumbas ficam junto à igreja Santa Maria della Pace, na região de Palermo conhecida como Cuba.
Mais informações: www.palermocatacombs.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.