Com paisagem avermelhada, lago da Tanzânia tem aparência extraterrestre
O continente africano é famoso por suas florestas e rica fauna, mas, no norte da Tanzânia, há um destino que impressiona turistas com características mais inusitadas.
Trata-se do lago Natron, localizado na região da fronteira com o Quênia e que, nas épocas mais secas do ano, exibe uma paisagem parcialmente avermelhada que parece pertencer a um filme de ficção científica.
Composto por uma altíssima salinidade, o local é habitat para bactérias que são responsáveis por sua cor vermelha. Visto de cima, o lago dá às vezes a impressão de estar tingido de sangue, em uma tonalidade intensa que contrasta com o terreno árido que o rodeia.
Viajantes costumam fazer longos tours pelos arredores do Natron (onde é também possível acampar): na área, eles encontram um cenário montanhoso de encher os olhos e capaz de gerar grandes fotografias.
No horizonte aparece, por exemplo, o Ol Doinyo Lengai ("Montanha de Deus", no idioma maasai), um vulcão com um lindo formato cônico.
Ao olhar para certas áreas do lago (nem todas elas apresentam a coloração avermelhada), é possível ver comunidades de milhares de flamingos, que se reúnem lá para procriar (e que, com sua estrutura esguia e plumagem com tons de rosa, deixam a paisagem ainda mais fascinante).
Apesar da presença massiva destas aves, o Natron apresenta um ambiente pouco propício para muitas formas de vida: devido à sua alta quantidade de sal, há poucas espécies peixes em suas rasas águas (que têm menos de três metros de profundidade e elevada temperatura, ultrapassando frequentemente os 40ºC).
E, apesar de sua aparência remota, o Natron está na mesma região onde se encontram dois dos mais famosos pontos turísticos da Tanzânia: o lago fica entre o Parque Nacional Serengeti (onde se realizam alguns dos safáris mais legais da África) e o monte Kilimanjaro (a montanha mais alta do continente africano). Se houver tempo, vale a pena se programar para visitar todos estes destinos na mesma viagem.
Com boa infraestrutura hoteleira e agências turísticas, a cidade de Arusha pode ser usada como base para explorar esta região da Tanzânia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.