Em café de Bangcoc, turistas entram em caixão para aprender sobre a morte
A cidade de Bangcoc, na Tailândia, é conhecida por ter atrações turísticas extremamente inusitadas, como bares onde mulheres realizam shows malucos de pompoarismo usando animais e bolinhas de pingue-pongue.
E a esta lista de lugares únicos acaba de ser adicionada uma nova atração: trata-se do Kid Mai Death Awareness Cafe, um café inaugurado recentemente na cidade asiática que vende drinques elaborados, serve apetitosos cookies e, de quebra, tem um caixão no qual os turistas podem se deitar para tentar entrar em contato com a morte.
Isso mesmo: além de estar funcionando como um grande instrumento de marketing (que tem gerado reportagens sobre o estabelecimento em veículos de imprensa do mundo inteiro), o caixão do Kid Mai Cafe tem um propósito, digamos, filosófico: "nosso objetivo é fazer com que as pessoas deem mais valor à sua existência", diz o professor Veeranut Rojanaprapa, fundador do café e seguidor do budismo.
"De acordo com os ensinamentos de Buda, ter consciência da morte pode fazer com que a pessoa se dedique a realizar coisas boas durante sua vida e rejeite sentimentos como raiva e cobiça".
Parte do ambiente do Kid Mai lembra uma sala funerária: o caixão fica no meio do café, ladeado por uma coroa de flores e na frente de diversas cadeiras, como se algum defunto estivesse prestes a ser velado, ali mesmo.
Os clientes (entre os quais há muitos viajantes estrangeiros) têm a permissão para deitar em seu interior e ver a tampa sendo fechada sobre seus olhos (e sentir-se a poucos minutos de serem enterrados).
Muitos encaram o ato como uma brincadeira, mas há gente que leva a questão a sério: "Agradeço o café por esta experiência. Mostra que a vida deve ser vivida e jamais subestimada", escreve, no Facebook do Kid Mai, o tailandês Boynoi Jakkrit, que visitou o local.
E há ainda uma recompensa oferecida para quem se dispõe a se esticar dentro do caixão: aqueles que aguentam ficar por um tempo no interior do caixão ganham desconto de 10 baht (pouco mais de R$ 1, mas um valor considerável na Tailândia) em sua conta no café.
Frases de efeito e drinque de "sangue"
O interior do Kid Mai Death Awareness Cafe é também decorado com frases que buscam fazer o cliente pensar no sentido da vida e da morte.
A coroa de flores que fica ao lado do caixão traz o dizer: "no fim das contas, você não leva nada".
E há um corredor escuro perto da "área funerária" com frases como "o que você gostaria de fazer, mas ainda não fez?" (no local, há também um espaço para palestras ministradas por monges budistas).
Um esqueleto de mentira aparece sentando em um dos sofás do estabelecimento, enquanto o cardápio traz bebidas batizadas como "Apenas um dia restante" (que é um café expresso, vendido por 55 baht, ou cerca de R$ 6,30) e "Morte" (feito com chocolate e chantilly). E há também a mistura doce conhecida como "Doloroso", com sorvete coberto por uma calda de frutas vermelhas (que lembra sangue)..
O professor Veeranut Rojanaprapa afirma que seu café é um projeto temporário, mas que ainda não tem data para fechar as portas. "Iremos operar até que nossa mensagem para as pessoas terem consciência sobre a morte estiver devidamente espalhada", diz ele.
Mais informações no Facebook do par:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.