Finlândia: comece a pensar em férias no país mais feliz do mundo
Apesar do frio, a Finlândia tem níveis de qualidade de vida invejáveis. Não à toa, este território nórdico foi eleito em 2018, pela respeitada publicação World Happiness Report, como o país mais feliz do mundo, em uma pesquisa que analisou fatores como expectativa de vida, níveis de liberdade e incidência de casos de corrupção em 156 nações do planeta.
Mas será que, para um turista, vale a pena explorar as paisagens finlandesas e tentar se imergir em suas boas vibrações? A resposta é: sim. A Finlândia tem uma capital com muitos cartões-postais e uma imensidão de cenários naturais. Abaixo, veja algumas das atrações mais legais de lá.
Veja também
- Riqueza e passeio no deserto: atrativos do Catar, país da próxima Copa
- Estas dicas podem ajudar a tirar alguns dos vistos mais chatos do mundo
- Ele já foi a 135 países e afirma ser "o brasileiro mais viajado do mundo"
Casa do Papai Noel e sol da meia-noite
Nem todos sabem, mas o lar oficial do Papai Noel fica na Finlândia, mais precisamente na região da Lapônia, no norte do país. E há diversas atrações relacionadas ao bom velhinho nesta área, que fica na zona do Circulo Ártico e exibe lindas paisagens nevadas.
A mais famosa é a Santa Claus Village, situada na cidade de Rovaniemi. Trata-se de um complexo recheado de construções de madeira que remetem a contos de fadas e, é lógico, marcado pela presença do próprio Papai Noel, que interage com os visitantes e encanta as crianças.
Rovaniemi fica a mais de 800 quilômetros da capital finlandesa, Helsinque, mas sua condição remota não é empecilho para quem quiser visitar a cidade. A Santa Claus Village conta com acomodações para hospedar o turista, com cabanas cercadas por florestas nevadas, que colocam o visitante no meio de um cenário perfeitamente natalino. E ainda é possível passear com trenós puxados por renas pelo local.
As atrações da região norte da Finlândia, porém, não param por aí. Na área, turistas conseguem admirar, em determinadas épocas do ano, dois dos mais fascinantes fenômenos do planeta: um deles é o sol da meia-noite, que ocorre principalmente na época do verão europeu (em meados do ano) e quando a luz do sol o céu durante as 24 horas do dia.
O outro é a auroral boreal, quando o céu noturno do país é tomado por luzes. Este fenômeno costuma ocorrer entre os meses de setembro e março.
Centros urbanos
Junto com paisagens naturais, a Finlândia oferece centros urbanos que têm tudo para encantar os viajantes.
Dois deles se destacam nesta lista: o primeira é a capital, Helsinque, principal porta de entrada do país e dona de atrativos capazes de entreter o visitante por alguns dias. Nesta cidade, de aproximadamente 650 mil habitantes, o turista irá cansar de tirar fotos de maravilhas arquitetônicas como a Catedral de Helsinque (um templo luterano finalizado em meados do século 19 e que chama a atenção com sua fachada branca), o museu de arte contemporânea Kiasma (com uma estrutura moderna desenhada pelo aclamado arquiteto americano Steven Holl) e o Teatro Nacional Finlandês, com mais de 100 anos e com uma das fachadas mais fotogênicas da cidade.
Se o frio não estiver severo, circular por todas estas atrações é extremamente agradável (e seguro). Uma atividade imperdível na capital finlandesa, aliás, é realizar uma caminhada pelas ruas que ficam ao redor da Velha Igreja de Helsinque, recheadas de áreas arborizadas e lindos edifícios.
Outra cidade imperdível na Finlândia é Turku, localizada junto ao rio Aura, cortada por canais e com alguns dos cenários mais românticos e interessantes dos países nórdicos. Lá está, por exemplo, a belíssima Catedral de Turku, com uma história que remonta ao século 13 e que fica em uma praça recheada de edifícios de estilo neoclássico.
Para curtir mais lindas paisagens em Turku, faça um passeio pelo chamado 4º Distrito, banhado pelo rio Aura e com agradáveis áreas verdes para uma tarde de sol.
Parques nacionais
Quando o assunto é natureza, a Finlândia não é apenas neve. Em épocas mais cálidas do ano (principalmente durante o auge do verão europeu), o turista pode explorar extensas e verdejantes áreas florestais no país nórdico.
Talvez a mais interessante destas regiões seja o Parque Nacional Urho Kekkonen, onde os visitantes encontram lagos, cachoeiras, terrenos cobertos por árvores e montanhas. Trata-se de um dos melhores lugares dos países nórdicos para realizar longas caminhadas no meio de muita natureza. E de lá, é também possível presenciar tanto o sol da meia-noite como a aurora boreal. No inverno, por sua vez, o parque oferece terrenos propícios para a prática de esqui.
Se a sua intenção for entrar em contato com fauna, vale a pena explorar os arredores da cidade de Lieksa, a cerca de 550 quilômetros de Helsinque. Na região, agência turísticas levam viajantes para o meio da floresta para ver de perto enormes ursos, lobos e lindos pássaros.
Muita cultura e mais belas paisagens
E não há dúvida: a Finlândia é um país feliz pois, em seu território, não faltam muitas opções de cultura, como o Festival de Ópera de Savonlinna (um dos mais belos eventos musicais do mundo, realizado em meados do ano em um castelo da cidade de Savonlinna, construído no século 15) e o Musiikkitalo, o lindo centro musical de excelência que fica em Helsinque que abriga a Orquestra Filarmônica da capital finlandesa.
E se a ideia for relaxar após uma maratona cultural, saiba que a Finlândia oferece outras ótimas opções: os cidadãos do país adoram curtir saunas rodeadas por cenários naturais magníficos e, quando está calor, o território finlandês abriga até praias que podem satisfazer o visitante, como as orlas do balneário de Hanko (a cerca de 130 quilômetros de Helsinque). No local, durante o verão europeu, turistas relaxam sobre faixas de areia banhadas pelo mar, curtem baladas animadíssimas à noite e fazem passeios entre ilhas bem bonitas.
Se a terra do Papai Noel oferece belas praias, é porque algo de especial ele tem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.