Rio não é só Ipanema: veja praias menos conhecidas, incluindo uma nudista
Quando o assunto é praia, o Rio de Janeiro não se resume apenas a Copacabana e Ipanema. A Cidade Maravilhosa também oferece faixas de areia de aspecto mais isolado e selvagem, cuja existência é ignorada por muita gente que não vive na capital fluminense.
São locais com pouco (ou nenhum) cenário urbano no horizonte, cercados por natureza e com um ambiente propício para o turista passar longas horas sob o sol. Em muitos destes lugares, você pode até se esquecer que está dentro da segunda maior metrópole do Brasil.
Veja também
- O futuro chegou: hóspedes são servidos por robôs em hotéis pelo mundo
- Hotel de divórcio: onde os hóspedes entram casados e saem solteiros
- Veja os lugares mais malucos onde você pode se hospedar pelo mundo
Conheça alguns destes recantos cariocas.
Prainha
A Prainha faz jus ao seu nome: trata-se de uma faixa de areia relativamente pequena cercada por morros cobertos por mata Atlântica e sem a paisagem urbana vista em lugares como Copacabana e Ipanema.
O mar, aqui, é propício para a prática do surfe, atraindo amantes das ondas diariamente. Chegue cedo para aproveitar o sol: no meio da tarde, o astro-rei costumar sumir atrás das montanhas.
E, junto com seus cenários naturais deslumbrantes, a praia oferece alguma infraestrutura para os visitantes, como quiosques vendendo açaí, sucos e sanduíches saudáveis.
Este cartão-postal é acessível através da avenida Estado da Guanabara.
Abricó
Você sabia que existe uma praia de nudismo dentro da cidade do Rio de Janeiro? O lugar se chama praia do Abricó e fica na Reserva Biológica do Parque Municipal de Grumari.
É um local extremamente atrativo para quem gosta de tirar a roupa e entrar em contato com a natureza: aqui, o mar é bom para um mergulho, a areia é fofa e, no horizonte, surgem montanhas e muita mata Atlântica.
Trata-se da única praia reservada ao naturismo em toda a cidade do Rio de Janeiro.
Abricó fica perto da Prainha. Para chegar ao local, turistas também utilizam a avenida Estado da Guanabara.
Joatinga
A praia da Joatinga é acessível através da estrada do Joá, que conecta São Conrado à Barra da Tijuca.
Trata-se de um lugar bastante frequentado por cariocas (principalmente aos fins de semana), mas ignorado por muita gente que não mora no Rio.
A praia fica protegida por íngremes paredões rochosos e, mesmo que tenha seu horizonte marcado por diversas construções, oferece muita beleza natural para os visitantes. O mar, por sua vez, é propício tanto para um banho como para sessões de surfe. Em dias de sol, a água adquire lindos tons azul-turquesa.
Grumari
A praia de Grumari fica em uma área de preservação ambiental, na zona oeste do Rio de Janeiro: ao pisar em sua areia fofa, o turista tem, em seu campo de visão, uma extensa paisagem montanhosa coberta por mata Atlântica e um mar que pode agradar tanto surfistas quanto aqueles que apenas querem se refrescar na água.
Trata-se de um ótimo lugar para ser visitado durante a semana, quando o turista tem a chance de curtir sensação de isolamento, fugir um pouco do ambiente urbano caótico do Rio de Janeiro e de entrar em contato com a natureza.
O acesso à praia é através da avenida Estado da Guanabara.
Macumba e Secreto
A praia da Macumba (à esquerda na foto acima) está localizada em uma região mais urbanizada do que as orlas citadas anteriormente nesta matéria.
O local, porém, principalmente durante a semana, costuma ser menos agitado do que lugares como Copabacana, Ipanema e Leblon.
A Macumba é muito frequentada por artistas globais e oferece uma ciclovia e quiosques para os visitantes. Sua paisagem é marcada pela Pedra do Pontal, que a separa da praia do Recreio (a Macumba é a orla à esquerda na imagem acima, vista desde o alto da Pedra do Pontal). É possível subir nesta enorme formação rochosa e, de lá de cima, ter uma visão panorâmica fantástica desta área litorânea da Cidade Maravilhosa.
Chega-se à praia da Macumba através da estrada do Pontal. E, ali perto, fica a chamada Praia do Secreto, acessível através de uma trilha e que, dependendo da maré, oferece uma piscina natural para os visitantes.
Praias selvagens
Além do Secreto, há mais lindas praias na cidade do Rio de Janeiro que são acessíveis apenas através de trilha ou com barcos (e que são classificadas como "selvagens").
As praias Funda, do Inferno, do Meio e do Perigoso, por exemplo, são alcançadas após uma bela caminhada no meio da natureza, oferecendo grande sensação de isolamento para os turistas (e uma fuga quase completa do ambiente urbano carioca).
É possível acessar as trilhas que levam às praias selvagens a partir das proximidades da praia da Barra de Guaratiba.
Nesta área também se localizam as pedras do Telégrafo e da Tartaruga, que oferecem mirantes incríveis para as paisagens litorâneas da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.