Salto sobre bebês e festa da porrada: veja os eventos mais loucos do mundo
Você é daquelas pessoas que, em uma jornada de férias, gosta de viver fortes emoções e participar de festas inusitadas? Em diversos países do mundo há eventos capazes de surpreender (e, às vezes, chocar) o mais viajado dos turistas.
Na Bolívia, existe um festival no qual homens e mulheres saem na porrada para derramar seu sangue para a "Mãe Terra". Já a Espanha sedia uma celebração em que os participantes também ficam tingidos de vermelho, mas por causa de uma gigantesca guerra de tomates. Quer saber mais? Veja abaixo, mês a mês, alguns dos festejos mais insanos que existem ao redor do planeta.
Veja também
- 10 cidades brasileiras para você se sentir na Europa
- Quer se hospedar com estilo? Estes são os melhores hotéis de luxo do mundo
- Caverna que já foi abrigo antibombas vira hospedagem de luxo nos EUA
Janeiro - Arremesso de atum
Em janeiro, a cidade de Port Lincoln, no litoral da Austrália, sedia um exótico e divertido festival conhecido como Tunarama. A principal atração da festa é o momento em que homens e mulheres entram em uma competição para ver quem consegue arremessar mais longe enormes atuns de 10 quilos.
O evento foi criado para celebrar a indústria da pesca de atum que move a economia de Port Lincoln e acabou se tornando uma celebração muito frequentada por nativos e turistas. No Tunarama, também há apresentações musicais e outras competições, como um desafio infantil para ver quem consegue comer uma melancia mas rápido.
Fevereiro - Festa dos homens seminus
Na cidade japonesa de Okayama, no mês de fevereiro, é realizado o festival conhecido como Hadaka Matsuri, no qual milhares de homens seminus saem correndo e gritando pelas ruas vestindo uma tanga chamada "fundoshi", em uma celebração extremamente animada e barulhenta.
Os "homens pelados" (como são chamados no Japão) também se molham com água gelada, para se purificar, e se digladiam para agarrar objetos sagrados atirados por um sacerdote xintoísta desde o balcão de um templo.
Março - Balada colorida
Quer fazer parte de uma das festas mais coloridas do planeta? Então programa-se para participar do Holi, festival que tem origem na Índia e no qual milhares de pessoas jogam pó colorido umas nas outras.
A celebração marca o início da primavera em território indiano, e sua estética é tão bonita e chamativa que o Holi conquistou outros povos e, hoje, é realizado em diversos países do mundo. Nos próximos anos, a festa ocorrerá na Índia no mês de março.
April - Guerra de água
Realizado na Tailândia no mês de abril, o Songkran é um dos mais intensos e divertidos eventos do mundo. Durante a celebração, que marca a chegada do ano novo no calendário tailandês, milhares de pessoas participam de uma enorme guerra de água, jogando o líquido uns nos outros com baldes e arminhas (até elefantes entram na festa, espirrando água com suas trombas).
Muitos tailandeses acreditam que, ao se molhar, eles estão se purificando para o novo ano. O Songkran é celebrado em diversas cidades do país asiático, como Bangcoc e Chiang Mai.
Maio - UFC dos Andes
No começo de maio, o vilarejo boliviano de Macha, localizado a cerca de 480 quilômetros de La Paz, é palco para a violentíssima Festa do Tinku, uma espécie de UFC dos Andes.
Durante o evento, os participantes (quase sempre embriagados) saem na porrada no meio da rua, com o objetivo de derramar seu sangue para a Pachamama (ou "Mãe Terra"). Eles acreditam que a oferenda irá gerar melhores colheitas nas plantações.
Há brigas tanto entre homens como entre mulheres: a polícia observa tudo de perto, mas só costuma intervir quando algum dos oponentes vai a nocaute. Há casos de pessoas que morreram durante estes confrontos corporais (que, ao contrário do UFC, não contam com nenhum tipo de proteção).
Junho - Salto sobre bebês
A localidade espanhola de Castrillo de Murcia, a aproximadamente 280 quilômetros de Madri, é palco para um festival conhecido como "El Colacho", realizado desde o século 17.
No evento, homens saem correndo pela rua e pulando sobre bebês colocados no chão, em uma imagem deixar de cabelo em pé qualquer mãe e pai que não conheçam esta celebração. A cerimônia, que é acompanhada por membros da igreja local, faz parte do processo de batismo destas crianças.
O "El Colacho" é realizado no primeiro domingo após Corpus Christi (dia que, nos próximos anos, cairá no mês de junho).
Julho - Festival da lama
Se você é fã da estética do festival Woodstock, provavelmente irá gostar do evento conhecido internacionalmente como Boryeong Mud Festival. Realizada no mês de julho na cidade de Boryeong, na Coreia do Sul, trata-se de uma festa onde o público se refestela na lama. No local, há uma piscina de lama, uma espécie de tobogã de lama e até uma pista de esqui na lama.
E, além de divertido, tal atividade pode ser saudável: dizem que a lama usada no Boryeong Mud Festival (que foi criado por uma empresa de cosméticos sul-coreana) faz bem para a pele.
Agosto - Guerra de tomates
Na última quarta-feira do mês de agosto, a cidade de Buñol, a cerca de 330 quilômetros de Madri, sedia a Tomatina, um festival no qual os participantes entram em uma insana guerra de tomates.
A batalha chega a reunir mais de 20 mil pessoas, dominando diversas ruas de Buñol (que, durante o evento, ficam cobertas pelo espesso líquido vermelho dos tomates destruídos, com gente ensandecida se jogando e rolando neste suco). Calcula-se que sejam usadas cerca de 150 toneladas da fruta na festa.
Setembro - Maratona cervejeira
Apesar de ter a palavra outubro no nome, a Oktoberfest da cidade Munique, na Alemanha, costuma começar no mês de setembro. E, mesmo sendo um evento famoso no mundo inteiro, é impossível não se surpreender com a intensidade e o tamanho desta celebração de amor à cerveja.
Calcula-se que, em 2018, a Oktoberfest de Munique será visitada por mais de seis milhões de pessoas, que devem consumir mais de sete milhões de litros de cerva. Entrar no meio desta multidão e se embriagar ao som de muita música germânica é uma experiência inesquecível para qualquer viajante.
Outubro - Desfile de Halloween
A região do Village, em Nova York, abriga uma das melhores e mais intensas celebrações de Halloween do mundo. No dia 31 de outubro, as ruas da área são tomadas por um desfile de pessoas vestidas com fantasias assustadoras e muito bem produzidas, como estas noivas zumbis vistas na foto acima.
Tudo é embalado por música ao vivo, em um clima animadíssimo que costuma encantar os turistas. Um programa imperdível para fazer na Big Apple no mês de outubro.
Novembro - Banquete para macacos
No último domingo do mês de novembro, nativos e turistas se reúnem na província de Lopburi, na Tailândia, para oferecer um verdadeiro banquete para os milhares de macacos que vivem na região.
O evento é conhecido internacionalmente como Monkey Buffet Festival e proporciona aos animais enormes quantidades de frutas, verduras e até bebidas como Coca-Cola.
Muitas pessoas de Lopburi acreditam que dá boa sorte alimentar os macacos (e o evento também se tornou um atrativo para trazer turistas estrangeiros até a área).
Dezembro - Réveillon insano
A cidade de Edimburgo, na Escócia, é palco para o que talvez seja a celebração da chegada de um ano novo mais legal do mundo.
Trata-se de um evento batizado de Hogmanay, que começa já no dia 30 de dezembro e oferece uma procissão de tochas realizada por milhares de pessoas pelas ruas da cidade, festas regadas a muito uísque e shows de bandas mundialmente famosas (neste ano, haverá um concerto do conjunto Franz Ferdinand).
E a queima de fogos acontece sobre o Castelo de Edimburgo, em uma paisagem simplesmente inesquecível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.