Contra o calorão: estas praias de mar paradisíaco vão refrescar sua mente
O calor está chegando com tudo em diversas cidades do Brasil e a meteorologia prevê que, em janeiro e fevereiro, o país enfrentará temperaturas acima da sua média histórica.
Para ganhar um alívio deste clima abafado, nada melhor do que conhecer (ou simplesmente admirar) praias de água cristalina e paisagens paradisíacas, donas de um mar que são mais do que convidativos para um mergulho.
Abaixo, veja destinos litorâneos que vão refrescar sua visão e mente nesta época de calorão.
Polinésia Francesa
O arquipélago da Polinésia Francesa, na região sul do Oceano Pacífico, é, talvez, um dos cenários que mais se assemelhem ao paraíso no mundo.
Trata-se de um destino que abriga pedaços de terra banhados por um calmo mar de água cristalina, que forma verdadeiras piscinas naturais para o turista se refrescar.
O mais famoso cartão-postal deste território é a ilha de Bora Bora, com hotéis que oferecem bangalôs sobre o oceano, donos de visão privilegiada para as lindas montanhas que existem no local. Moorea (na foto acima) e Huahine são um pouco menos famosas, mas também têm praias de água transparente de cair o queixo.
Punta Cana e ilha Saona
Punta Cana é um destino caribenho que recebe voos diretos desde o Brasil e que, por conta de suas praias estonteantes, banhadas por um mar azul-turquesa, é visitada muitos casais de turistas em lua-de-mel.
Aqui, a graça é se hospedar em algum resort all-inclusive à beira-mar (onde bebidas e comidas à vontade estão inclusas nas diárias) e passar os dias estirado sobre a areia, à sombra de um coqueiro, pegando um bronze e tomando coquetéis.
De Punta Cana, vale a pena fazer o tradicional passeio de barco até a ilha Saona, que tem paisagens que podem lembrar uma ilha deserta de filme de Hollywood.
Porto de Galinhas
Não faltam praias de água cristalina no Nordeste brasileiro, capazes de encantar o mais viajado dos turistas.
Entre elas, merece destaque o balneário de Porto de Galinhas, em Pernambuco, que, em momentos de maré baixa, tem um oceano que ganha piscinas naturais que podem ser visitadas a partir de passeios de jangada.
São lugares onde os turistas podem nadar entre cardumes e admirar curiosas formações, como uma piscina natural que lembra o mapa do Brasil.
Phi Phi Don
A Tailândia é famosa mundialmente por abrigar ilhas e praias banhadas por um mar cristalino de coloração verde-esmeralda.
Muitas destas paisagens podem ser exploradas em passeios de barco que partem da ilha de Phi Phi Don, na parte litorânea do país asiático banhada pelo mar de Andaman.
Trata-se de tours que duram o dia inteiro, param em pedaços de terra paradisíacos e permitem que os viajantes curtam longas sessões de snorkel entre peixes coloridos e corais.
Cancún
Cancún, no México, é outro destino caribenho que costuma encantar turistas brasileiros.
No balneário mexicano, turistas encontram praias cujas paisagens se dividem entre enormes resorts e um mar frequentemente azul-turquesa, em um ambiente que mistura clima de badalação com muito contato com a natureza.
E o melhor: Cancún fica relativamente perto de outros destinos litorâneos incríveis do México, como Tulum (que abriga um sítio arqueológico maia bem ao lado do mar) e a incrível Isla Mujeres.
Ilha de Boipeba
A ilha de Boipeba, localizada no litoral baiano, ao sul de Salvador, é um lugar pode onde não circulam carros e que é dono de praias que ainda preservam um aspecto selvagem, ideal para quem quiser curtir as férias no meio de uma natureza exuberante.
Um dos principais destaques do local é a praia de Moreré, forrada por coqueiros e com um mar que adquire aspectos de piscina natural, com água transparente, calma e cálida.
A praia de Ponta dos Castelhanos também é ideal para um longo banho no oceano.
Ilha de Brac
A Croácia tem se tornado, nos últimos anos, um dos destinos litorâneos mais quentes da Europa.
Isso porque a nação dos Balcãs enfileira praias incríveis ao longo de seu litoral, como a orla de Dubrovnik (onde se destaca um fantástico centro histórico à beira-mar cercado por enormes muros) até ilhas com praias de água cristalina, como Hvar.
A praia de Zlatni Rat (na foto acima), por sua vez, situada na ilha de Brac, possui uma das paisagens mais peculiares do mundo: o local é formado por uma faixa de areia que tem um formato que lembra uma língua e que se projeta para dentro do oceano.
Sicília
A Sicília não é apenas cenário para histórias da máfia. Esta região italiana abriga algumas das mais lindas praias da Europa, muitas com paisagens extremamente exóticas.
A praia de Aci Castello, por exemplo, que fica perto da cidade de Catânia, se encontra situada à sombra das ruínas de um castelo e tem seu solo formato por rochas vulcânicas, das quais o turista pode mergulhar direto para dentro de um calmo mar verde-esmeralda.
Já Calamosche (na foto) fica no meio de uma reserva natural e oferece uma água cristalina cercada por formações rochosas, onde o turista se refresca em uma verdadeira piscina natural.
Em, em San Vito Lo Capo, no noroeste da Sicília, o viajante curte o oceano (e uma longa faixa de areia branca) à sombra de uma imponente paisagem montanhosa.
Seychelles
O arquipélago de Seychelles, no oceano Índico, exibe um conjunto de praias que encanta turistas do mundo inteiro.
No local, há verdadeiras joias litorâneas como a praia Anse Source d'Argent (na foto, pontuada por enormes e fotogênicas formações rochosas), Anse Lazio (com uma inacreditável água azul-claro) e Anse Major, com um aspecto isolado e romântico.
Maldivas
Está com o bolso cheio e quer curtir praias banhadas por um mar cristalino em grande estilo?
Se a resposta for sim, vá para o arquipélago das Maldivas, localizado no oceano Índico, tradicional destino de férias de viajantes endinheirados e que abriga resorts luxuosíssimos que operam em ilhas privativas.
Entre os mais incríveis destes estabelecimentos estão o Como Cocoa Island (com bangalôs construídos sobre a água), o Baros Maldives (localizado em um dos trechos litorâneos mais lindos do arquipélago) e o Conrad Maldives Rangali Island, que oferece um restaurante transparente embaixo da água do oceano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.