Primeira vez em Buenos Aires? Veja atrações imperdíveis da cidade portenha
Cheia de atrações turísticas fascinantes e facilmente acessível desde diversas cidades brasileiras, Buenos Aires nunca sai de moda entre os viajantes do território verde e amarelo.
A metrópole portenha abriga monumentos históricos de primeira grandeza, alguns dos melhores museus da América Latina, regiões lotadas de excelentes restaurantes e uma efervescência urbana que fascina pessoas do mundo inteiro.
E o melhor: com a atual desvalorização do peso argentino, muitos brasileiros terão bom poder aquisitivo na capital do país de Diego Maradona.
Quer viajar para Buenos Aires em breve? A seguir, veja passeios imperdíveis para fazer por lá.
Plaza de Mayo e Casa Rosada
A Plaza de Mayo constitui um dos mais importantes espaços públicos de Buenos Aires e, geralmente, é um dos primeiros lugares visitados por turistas na cidade.
Além de ser tradicional palco de protestos populares, o local abriga monumentos como a Pirámide de Mayo (em forma de fotogênico obelisco) e é usado como acesso à Casa Rosada, que fica na região da praça e é sede do poder presidencial argentino. Há tours que levam os viajantes para dentro do edifício.
Lá perto também está a linda Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que começou a ser erguida no século 18, tem sua fachada marcada por chamativas colunas e abriga o mausoléu de José de San Martín, herói da independência argentina.
Avenida 9 de Julio e arredores
A enorme avenida 9 de Julio é uma das vias mais famosas de Buenos Aires. Lá está, por exemplo, no cruzamento com a avenida Corrientes, o Obelisco de Buenos Aires, que tem quase 70 metros de altura e que é uma foto quase obrigatória para quem vista a capital argentina.
Na região, também vale a pena ir até o Teatro Colón, erguido a partir do século 19 e que é a mais célebre casa de espetáculos artísticos da cidades, sendo palco, até hoje, para apresentações de música clássica, balé e afins.
A partir do teatro, explore a bela Plaza Lavalle, que fica ao ali ao lado, cercada por lindíssimos edifícios históricos, como o da Corte Suprema de Justiça.
Puerto Madero
Puerto Madero é uma das regiões da moda de Buenos Aires: trata-se de uma área que, atualmente, abriga sofisticados restaurantes de carne argentina, casas de shows de tango (e onde é também possível jantar) e hotéis modernosos, como o Faena Hotel, com design assinado por Philippe Starck.
É também extremamente agradável realizar longas caminhadas por Puerto Madero: a Puente de la Mujer, símbolo de Puerto Madero e projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é hoje um dos lugares mais fotografados da capital argentina.
La Boca
O bairro de La Boca abriga o estádio da Bombonera, casa do time Boca Juniors e que é aberto a visitas turísticas: é possível passear por parte de suas arquibancadas e, ainda, visitar um interessante museu que conta a história da equipe onde jogaram astros do futebol como Maradona, Tevez e Riquelme.
Em La Boca também fica o célebre Caminito, uma colorida via onde os turistas assistem a apresentações de tango na rua, gastam seus pesos em lojas de suvenires e comem em restaurantes apinhados com viajantes do mundo inteiro.
Recoleta
Ao passear pela elegante região da Recoleta, o turista tem a chance de admirar alguns dos mais opulentos edifícios de Buenos Aires: é nesta área onde vive boa parte dos endinheirados portenhos.
A Recoleta também abriga agradáveis áreas verdes (como a linda Plaza Intendente Torcuato de Alvear, que fica junto à Basílica Nuestra Senõra del Pilar, um templo religioso do século 18 extremamente fotogênico) e o famoso Cementerio de la Recoleta, onde estão os túmulos de grandes personalidades argentinas, como Evita.
San Telmo
Em Buenos Aires, reserve pelo menos uma tarde inteira para caminhar pela região de San Telmo, de preferência em um domingo, quando é realizada, na Plaza Dorrego, uma charmosa feira de rua que vende produtos artísticos e antiguidades.
Não faltam, também, agradáveis cafés e barzinhos em San Telmo, perfeitos para descansar as pernas durante um percurso pelo bairro.
Inaugurado em 1897, o Mercado de San Telmo é um lugar extremamente interessante para um passeio entre coloridas lojas de frutas e temperos.
Palermo
Quer passar um dia curtindo lindas áreas verdes em Buenos Aires? Se a resposta for sim, vá para a região de Palermo, que abriga praças e parques perfeitos para um dia de sol, como o Parque 3 de Febrero, o Jardín Botánico Carlos Thays e o Jardín Japonés (com lagos e pontes tipicamente nipônicos).
Em Palermo e arredores, o turista encontra alguns dos bares, baladas e restaurantes mais descolados da capital argentina.
Museus
Dona de alguns dos melhores museus da América Latina, Buenos Aires não decepciona o turista que está atrás de uma viagem cultural.
Na capital argentina, vale a pena visitar o Museo Nacional de Bellas Artes (que exibe obras de gênios como Monet e Gauguin), Colección de Arte Amalia Lacroze de Fortabat (que tem um excelente acervo com obras do século 20, incluindo trabalhos de Chagall e Dalí) e o Museo Etnográfico Juan B. Ambrosetti, com relíquias de povos indígenas do que é hoje é a América do Sul.
Imperdível é uma ida até o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (o Malba, na foto), que, além de obras de grandes artistas argentinos (como Xul Solar), tem, como parte de seu acervo, o quadro "Abaporu", da brasileira Tarsila do Amaral.
Compras
Com a forte desvalorização do peso argentino, muitos brasileiros terão um bom poder aquisitivo em Buenos Aires.
Para fazer compras, um dos lugares mais populares da metrópole portenha é a calle Florida (na foto), via repleta de lojas vendendo os mais variados produtos, de roupas a artigos eletrônicos.
San Telmo, por sua vez, é hoje um reduto de artistas na capital argentina: a região abriga interessantes ateliês com lindos quadros, esculturas e afins.
A área conhecida como Palermo Viejo, por sua vez, reúne descoladíssimas lojas de roupas.
A feira de rua da Plaza Dorrego (em San Telmo) é um ótimo lugar onde comprar artesanatos e antiguidades.
Tango
Assistir a uma apresentação de tango é um dos grandes desejos de muitos turistas que visitam Buenos Aires.
Entre os melhores lugares para ver admirar expressão artística fascinante estão o Centro Cultural Torquato Tasso, a casa El Querandí, o Café Tortoni e o Piazzola Tango.
O Caminito também é palco para apresentações de tango.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.