107 milhões de passageiros: como é o aeroporto mais movimentado do mundo
A entidade Airports Council International divulgou recentemente um ranking preliminar mostrando quais foram os aeroportos mais movimentados do mundo em fluxo de viajantes em 2018.
Em primeiro lugar na lista ficou, pelo 21º ano seguido, o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, que serve a cidade norte-americana de Atlanta e que recebeu, no ano passado, mais de 107 milhões de passageiros.
Trata-se de um número quase três vezes maior do que o verificado no aeroporto paulista de Guarulhos, hoje o mais movimentado do Brasil.
Mas o que existe dentro e fora do Hartsfield-Jackson, que o torna capaz de comportar este gigantesco fluxo de passageiros?
Importante ponto de conexão de voos para quem entra e sai dos Estados Unidos, este aeroporto ocupa uma área de mais de 1.900 hectares, onde existem cinco pistas para os aviões.
Em seu complexo de terminais, há nada menos do que 192 portões de embarque e, para facilitar o movimento dos passageiros, o local conta com uma espécie de metrô, chamado de The Plane Train, que transporta, em média, mais de 200 mil pessoas por dia, percorrendo um trajeto circular de quase 5 quilômetros de extensão e chegando às plataformas para recolher usuários a cada dois minutos.
E não faltam locais para entreter ou alimentar os passageiros que esperam voos por lá: o Hartsfield-Jackson oferece mais de 110 estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas, além de mais de 90 lojas comercializando roupas, itens eletrônicos e afins. E o lugar também faz papel de museu, abrigando exposições sobre cultura e a história dos Estados Unidos e de outros países.
Além disso, os passageiros têm a chance de assistir a apresentações musicais no meio dos saguões.
Já a parte externa do aeroporto oferece mais de 30 mil vagas de estacionamento para o público, tamanho suficiente para abrigar os carros da população de uma pequena cidade brasileira.
Maior empregador do Estado
O Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport também informa ser "o maior empregador da Geórgia [Estado norte-americano onde se localiza a cidade de Atlanta]", gerando trabalho para aproximadamente 63 mil pessoas, contratadas pelas companhias aéreas, em serviços de transporte terrestre, serviços de segurança e outras áreas relacionadas ao funcionamento do aeroporto.
E de lá saem voos para cerca de 150 destinos dentro dos Estados Unidos e mais de 70 destinos pertencentes a 50 países estrangeiros (incluindo o Brasil).
Trata-se de um fluxo intenso de aeronaves que é acompanhado por uma infraestrutura igualmente enorme: no Hartsfield-Jackson fica a mais alta torre de controle de tráfego aéreo dos Estados Unidos, com 121 metros de altura.
E não é difícil explicar por que este é o mais movimentado aeroporto do mundo: Atlanta fica a menos de duas horas de voo de centros urbanos que, juntos, abrigam cerca de 80% da população dos Estados Unidos.
Segundo a Airports Council International, o Beijing Capital International Airport, que serve a metrópole chinesa da Pequim, foi o aeroporto segundo mais movimentado do mundo em 2018 (recebendo mais de 100 milhões de passageiros), seguido pelo Dubai International Airport, que serve Dubai, com aproximadamente 89 milhões de passageiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.