Paraísos desconhecidos: veja alguns dos países menos visitados do mundo
Você é aquele tipo de viajante que odeia se ver no meio de muvucas durante as férias? Caso a resposta seja sim, saiba que, todos os anos, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês) divulga uma lista mostrando quais são os países e territórios ultramarinos menos visitados por turistas estrangeiros no planeta.
Neste ranking, por incrível que pareça, aparecem lugares verdadeiramente paradisíacos, com praias de cair o queixo, centros urbanos acolhedores ou paisagens montanhosas que poderiam ser cenário de filmes.Abaixo, conheça 8 destes locais que merecem uma visita e que, provavelmente, não terão filas na frente de seus principais atrativos.
As informações são baseadas no último ranking publicado pela UNWTO, que analisou o ano de 2017.
Tuvalu
Segundo a UNWTO, o arquipélago de Tuvalu é um dos países menos visitados do mundo, tendo recebido, em 2017, cerca de de 2.000 turistas internacionais (para efeito de comparação, a França é visitada por mais de 86 milhões de estrangeiros anualmente).
Uma das prováveis razões para esta baixa popularidade é a posição isolada de Tuvalu, que fica no sul do Oceano Pacífico e é servido por poucas linhas aéreas.
Este destino, entretanto, iria agradar (e muito) quem gosta de paisagens litorâneas.
O arquipélago é cheio de praias paradisíacas banhadas por água cristalina e cobertas por areia branca e fofinha.
E, para quem gosta de mergulhar ou praticar snorkel, Tuvalu se encontra cercada por lindas barreiras de corais, onde é possível admirar peixes coloridos.
Kiribati
Kiribati é outro arquipélago no oceano Pacífico que, apesar de extremamente lindo, recebe pouquíssimos turistas (de acordo com a UNWTO, menos de 7.000 estrangeiros passam por lá anualmente).
O destino, isolado em uma região remota do mundo, é famoso por ser a primeira nação do planeta a celebrar o Ano-Novo.
E não faltam paisagens litorâneas por lá: seu domínio marítimo se estende por mais de 5 milhões de km², por onde se espalham centenas de ilhas (muitas deles exibindo praias com um mar que forma verdadeiras piscinas naturais e faixas de areia onde não existem construções e sobram coqueiros).
E, além de poucos turistas, Kiribati tem uma população diminuta, com cerca de 110 mil habitantes. Lugar ideal para quem quiser fugir de tudo.
Montserrat
O Caribe é uma região com diversos destinos tomados por turistas. Mas isso não acontece com a ilha de Montserrat, que, segundo a UNWTO, é um dos territórios menos visitados por estrangeiros no mundo, com cerca de 8.000 viajantes internacionais por ano.
Território ultramarino do Reino Unido, Montserrat tem aproximadamente 40 quilômetros de praias, algumas protegidas por fotogênicas paisagens montanhosas.
Este destino, entretanto, é marcado por uma história assustadora (que pode ser uma das razões de sua baixíssima popularidade turística): em 1995, o vulcão Soufrière Hills, que fica na ilha, entrou em atividade, destruindo a capital do país, Plymouth, e desabrigando uma enorme parcela da população local.
E o vulcão segue ativo, com eventuais derramamentos de lava.
Niue
Você já ouvir falar de Niue? Trata-se de um obscuro país insular de 260 km² que fica a aproximadamente 2.400 quilômetros da costa da Nova Zelândia e que, de acordo com a UNWTO, recebeu cerca de (e apenas) 10.000 viajantes estrangeiros em 2017.
O território de Niue, entretanto, se encontra rodeado por recifes de corais, que fazem com que boa parte de sua costa seja banhada por um mar raso e cristalino, formando lindas e agradáveis piscinas naturais.
Há ainda praias que ficam perto de cavernas, em um ambiente pra lá de selvagem.
E outra notícia para quem busca isolamento: a população local é de aproximadamente 2.000 habitantes.
Samoa Americana
Território que pertence aos Estados Unidos, a Samoa Americana é um arquipélago no sul do oceano Pacífico que recebeu, em 2017, cerca de 20 mil turistas estrangeiros.
O local é marcado por paisagens montanhosas verdejantes, que fazem pano de fundo para praias de aspecto selvagem e, em alguns casos, banhadas por um mar cristalino.
Um dos destaques do destino é o National Park of American Samoa, uma área de densa mata cortada por trilhas e que abriga uma espécie de morcego gigantesca (a Pteropus samoensis), com uma envergadura de asas de quase 90 centímetros.
Ilhas Salomão
As Ilhas Salomão são outro destino localizado em uma região remota do oceano Pacífico que figuram na lista de territórios menos visitados do mundo: menos de 27 mil estrangeiros desembarcaram por lá em 2017.
Aqui, um dos principais atrativos é fazer sessões de mergulho entre destroços de embarcações e até aviões que afundaram no mar durante a Segunda Guerra Mundial, depois que tropas dos Estados Unidos chegaram à região para combater os japoneses em 1942.
O arquipélago é também marcado por lindas ilhas selvagens, que podem fazer o sentir que está descobrindo um mundo perdido no meio do nada.
Liechtenstein
E, acredite se quiser, há um país europeu que figura entre os países menos visitados do mundo.
Trata-se de Liechtenstein, nação que fica nos Alpes, entre a Áustria e a Suíça, e que também é dono de um dos menores territórios do mundo, com cerca de 160 km².
Liechtenstein, entretanto, tem lindas paisagens para exibir para os visitantes, com montanhas, lagos, castelos e vilazinhas de madeira pitorescas.
A capital, por sua vez, se chama Vaduz e abriga cartões-postais como o Castelo de Vaduz, que constitui a residência oficial de Hans-Adam 2º, o príncipe de Liechtenstein.
Aproximadamente 79 mil estrangeiros estiveram no país em 2017, segundo a UNWTO.
Anguilla
Território ultramarino do Reino Unido, Anguilla fica no Caribe e, segundo último relatório da UNWTO, recebe menos de 70 mil turistas anualmente.
Trata-se de um local frequentado por turistas endinheirados, mas, como os números demonstram, está longe de se encontrar na rota do turismo de massa.
Anguilla abriga mais de 30 praias e, entre seus destaques, está a orla de Rendezvous Bay, com aspecto selvagem e mar azul-turquesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.