Medo de acidentes aéreos? Conheça o "aeroporto mais perigoso do mundo"
Para muitos aventureiros, a desafiadora subida ao Everest começa com uma assustadora descida no aeroporto de Tenzing-Hillary, no vilarejo de Lukla, no Nepal.
Viajantes aterrissam nesta pista de pouso para iniciar, dali, uma caminhada rumo à montanha mais alta do mundo.
Mas é um começo de jornada que requer uma boa dose de coragem.
O aeroporto de Lukla é considerado, por muita gente, como o mais perigoso do mundo. Em 2010, ele foi chamado, pelo canal televisivo "History Channel", de o "aeroporto mais extremo" do planeta.
E é bem provável que a maioria dos passageiros (mesmos os corajosos dispostos a encarar o Everest) sinta um enorme frio na barriga ao pousar ou começar um voo por lá.
Situada em uma altitude de aproximadamente 2.860 metros, sua pista de aterrissagem tem apenas 527 metros de extensão (para efeito de comparação, uma das pistas do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tem 3.700 metros de comprimento).
Um de seus extremos se encontra com o começo de um despenhadeiro e, o outro fica junto a um paredão. Ao redor, há um terreno extremamente acidentado, com vales e enormes encostas.
A pista é também parcialmente inclinada e muita estreita: há diversas casas e outras construções perto da pavimentação e são escassas as áreas para manobras terrestres (apenas aviões de pequeno porte podem operar no aeroporto e qualquer erro do piloto pode gerar um acidente grave).
E toda a região é dominada por enormes montanhas do Himalaia, o que aumenta os riscos de acidentes na hora da aterrissagem ou da decolagem.
Além disso, o local é constantemente assolado por mudanças climáticas súbitas.
Densas camadas de névoa, por exemplo, costumam cobrir toda a área, o que atrasa e cancela diversos voos.
Acidentes e mortes
O aeroporto de Tenzing-Hillary (que leva este nome em homenagem a Tenzing Norgay e Edmund Hillary, os primeiros homens que chegaram ao topo do Everest) tem um histórico de acidentes e mortes.
Em abril deste ano, uma pequena aeronave escapou da pista durante o processo de decolagem e bateu em dois helicópteros que estavam parados em um dos cantos do aeroporto de Lukla. Três pessoas morreram.
Já em 2008, um avião se chocou com uma encosta nos arredores da pista de aterrissagem durante um pouso no meio de muito nevoeiro: 16 passageiros e dois tripulantes perderam a vida na tragédia.
E, em 2017, uma aeronave de carga também bateu ao se aproximar do aeroporto com tempo encoberto.
Mesmo assim, turistas intrépidos continuam chegando em Lukla para, depois dali, se dirigir à montanha mais alta do planeta.
O aeroporto de Tenzing-Hillary recebe voos vindos da capital do Nepal, Kathmandu. O tempo de viagem aérea entre os dois locais é de aproximadamente 30 minutos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.