Maior ponte pênsil do Brasil é reinaugurada em Florianópolis; veja fotos
A Ponte Hercílio Luz — a maior ponte pênsil do Brasil — foi reinaugurada na manhã de hoje, em Florianópolis, depois de passar 28 anos interditada para carros e pedestres.
A reabertura da ponte foi marcada por um desfile de carros históricos e o primeiro a atravessar os 820 metros de extensão da ponte foi o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que passou pelo público acenando de dentro de um Fusca de 1970.
Nas primeiras duas semanas de funcionamento a ponte ficará aberta apenas para pedestres, já que uma série de festividades com mais de 70 apresentações culturais acontecem na programação da reabertura.
A partir do dia 13 de janeiro, o monumento será aberto para tráfego de veículos, inicialmente apenas transportes coletivos.
Tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico desde 1997, a Ponte Hercílio Luz, que leva o nome do engenheiro governador idealizador do monumento, foi interditada em 1991 por razões de segurança.
As obras de recuperação iniciaram em 2006 e tiveram atribulações em sua trajetória, como suspeitas de desvios de recursos financeiros públicos, rompimento de contratos com empresas contratadas para as reformas e diversos atrasos nos prazos de entrega.
De acordo com o Portal da Transparência, foram gastos R$ 474 milhões em investimentos nas obras de reforma desde 2006 - o que resulta em cerca R$ 1,2 bilhão em valores corrigidos pela inflação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.