Lugares que trazem sorte atraem turistas para Itália, Japão e até Brasil
Ao redor do mundo, há diversos pontos turísticos que, segundo a crença de muita gente, podem trazer sorte para quem os visita.
Na Itália, por exemplo, turistas realizam um estranho ritual sobre um mosaico que exibe a imagem de um touro. Já na Ucrânia, pessoas enfiam a mão no bolso da estátua do homem que inspirou a criação do termo masoquismo. E, na Irlanda, viajantes beijam uma pedra que fica na área de um castelo medieval. Conheça estes lugares para, quem sabe, ter sorte no futuro.
Fontana del Porcellino (Itália)
A atração está localizada no centro histórico de Florença (a cerca de 200 metros da Ponte Vecchio) e atrai muitos turistas que estão passeando pela cidade italiana.
Trata-se de uma escultura de bronze de um javali que, de acordo com a crença de muita gente, traz sorte para quem passa a mão em seu focinho.
Além disso, você pode colocar uma moeda na boca do javali: se ela cair de lá e atravessar uma grade que existe na fonte, fique feliz: isso é sinal de muita sorte (e de que você terá grandes chances de retornar a Florença).
Fontana di Trevi (Itália)
Também na Itália, mas desta vez na cidade de Roma, a icônica fonte é visitada por multidões de turistas diariamente.
Além de admirar a estrutura grandiosa deste cartão-postal europeu, muitos visitantes realizam um popular ritual no local: ficam de costas para a fonte e utilizam a mão direita para jogar uma moeda sobre o ombro esquerdo em direção à água.
De acordo com a crença popular, quem faz isso irá retornar à "Cidade Eterna" um dia.
Estátua de Leopold Ritter von Sacher-Masoch (Ucrânia)
O escritor nasceu na cidade Lviv e é o autor de um livro chamado "A Vênus das Peles", concluído em 1870 e que tem um personagem curioso: Severin, um homem que sentia prazer em ser açoitado e humilhado por sua mulher amada.
A história e o sobrenome de Leopold foram inspiração para a criação do termo "masoquismo" e, atualmente, existe por lá um bar batizado de Masoch-Cafe, no qual os clientes são açoitados pelas garçonetes entre um drinque e outro (tudo na brincadeira).
Na frente do bar, há uma estátua do autor: pessoas colocam a mão no bolso da calça da escultura e acreditam que, com isso, terão sorte em suas vidas (inclusive na parte sexual).
Blarney Stone (Irlanda)
Perto da cidade de Cork, o Castelo de Blarney é uma construção com quase 600 anos de história que abriga um bloco de calcário chamado Blarney Stone.
Ao visitar o local, muitas pessoas beijam esta pedra, acreditando que, com o ato, irão ganhar o talento da eloquência e o dom de seduzir pessoas através das palavras.
A atração é aberta a turistas e, se você não tiver nojo de encostar os lábios em um local que já foi beijado por multidões de estranhos, vale a pena arriscar uma bitoca.
Kanamara Matsuri (Japão)
Realizado no primeiro domingo do mês de abril em Kawasaki (na região metropolitana de Tóquio), o festival ficou famoso mundialmente por exibir, em seus desfiles, gigantescas esculturas penianas.
Os participantes da festa carregam as imagens fálicas pelas ruas da cidade, em um clima cheio de descontração.
O evento está relacionado ao xintoísmo (a religião animista do Japão) e muitos de seus participantes o associam à perspectiva de fertilidade.
Se você quer ter filhos em breve, pode ser uma boa aposta participar desta festa e fazer uma oração no templo ao redor do qual é realizado o Kanamara Matsuri e que é buscado por casais japoneses que querem procriar.
Hagia Sophia (Turquia)
Um dos principais cartões-postais da cidade de Istambul, a basílica foi erguida no século 6 d.C. (época em que a cidade se chamava Constantinopla e era capital do Império Bizantino) e transformada em mesquita pelos otomanos no século 15.
Atualmente, é um museu, que guarda testemunhos dessas duas eras importantíssimas para a história da humanidade.
Dentro do monumento, há uma coluna que, segundo a fé de muitos, contém água sagrada.
Muitos turistas enfiam o dedo em um buraco que existe na coluna: caso ele saia de lá de dentro molhado, a pessoa (de acordo com a lenda) tem maiores chances de ter doenças curadas.
Túmulo de Abraham Lincoln (EUA)
O túmulo do ex-presidente dos Estados Unidos fica na cidade de Springfield, no Estado de Illinois (a aproximadamente 330 quilômetros de Chicago).
Na frente do local, há um busto de bronze de Lincoln e reza a lenda que traz sorte passar a mão no nariz da escultura.
E muita gente parece fazer isso: o nariz está desgastado por causa das incontáveis vezes que já foi tocado.
Galleria Vittorio Emanuele II (Itália)
No chão do elegantíssimo centro comercial de Milão existe um mosaico com a figura de um touro.
O turista mais atento irá notar que, no lugar onde deveriam aparecer os testículos do animal, há um pequeno buraco.
Isso existe porque as pessoas adquiriram o costume de colocar o calcanhar direito sobre as "partes baixas" da imagem taurina e girar o corpo três vezes em cima do mosaico (o que desgastou esta parte da obra).
O ato seria capaz de trazer sorte para quem o pratica.
Estátua Condor (Brasil)
E o Brasil também tem lugares que podem trazer sorte ao turista.
Uma delas é a escultura de uma figura masculina que existe na área da escadaria da Praça Ramos de Azevedo, vizinha do Theatro Municipal, em São Paulo.
Muita gente toca o dedo médio da mão esquerda da escultura, acreditando que isso gera sorte. Não custa tentar, certo?
Charging Bull (EUA)
A escultura de bronze que mostra um touro em posição agressiva é um dos maiores símbolos de Wall Street, em Nova York.
Uma das principais características da obra são seus enormes testículos, facilmente visíveis para quem passa pela área.
Curiosamente, muita gente se agacha (ou se senta no chão) para esfregar a mão nas "partes baixas" da figura taurina: reza a lenda que isso pode trazer sorte e riqueza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.