Conheça praias brasileiras que ficam longe da muvuca mesmo no verão
Ao viajar para o litoral brasileiro durante o verão, é bem provável que você tenha que encarar praias tomadas por multidões de turistas.
Em diversas regiões do país, porém, ainda existem faixas de areia que não costumam ficar apinhadas de gente nem mesmo na alta temporada.
Seja pelo acesso mais restrito ou pela extensão suficiente para acomodar os visitantes com conforto, estes locais são ideais para quem deseja curtir sol, sombra e água fresca sem ter que disputar espaço com um mundaréu de outros viajantes.
A seguir, veja locais onde você tem boas chances de conseguir fazer isso:
Lopes Mendes - Ilha Grande (RJ)
Localizada na Costa Verde, esta é é considerada, por muita gente, uma das praias mais lindas do Brasil.
Em seus quase três quilômetros de extensão, os turistas curtem uma faixa de areia branquinha e uma paisagem forrada por muita vegetação, além de ótimas ondas para a prática do surfe.
Esta praia só pode ser visitada com barco ou através de trilha: uma das maneiras de ir até lá é pegando uma embarcação entre a Vila do Abraão e a Praia do Pouso, onde começa uma trilha de aproximadamente 20 minutos que vai até Lopes Mendes.
Praia da Cueira - Ilha de Boipeba (BA)
No concorrido litoral baiano, este é um dos locais mais tranquilos deste pedaço de terra ao sul de Salvador, com sua areia fofa dividindo paisagem com um coqueiral que se estende por quilômetros.
Há poucos quiosques à vista e, ao entrar no mar, os viajantes curtem uma água quentinha e que, em dias de sol, ganha tonalidades esverdeadas.
Na Cueira também não há carros, o que aumenta ainda mais a sensação de paz proporcionada por este lugar.
Existem diversas maneiras de acessar Boipeba: é possível, por exemplo, ir até lá de barco a partir de Morro de São Paulo.
Praia da Fazenda - Ubatuba (SP)
Entre as dezenas de paisagens litorâneas que existem em Ubatuba, esta chama a atenção.
A praia é extensa e selvagem: existem pouquíssimas construções no meio da mata Atlântica que a cerca. Por outro lado, há, no local, fartura de árvores que fornecem uma agradável sombra para fugir um pouco do sol.
O acesso à Fazenda é feito via estrada secundária na altura do Km 11 da rodovia BR-101. Há um estacionamento perto da entrada da praia.
Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros - Bombinhas (SC)
Com 10 praias que costumam oferecer um ambiente extremamente pacífico para os visitantes, trata-se de um local para ser explorado na caminhada, que coloca o turista em contato com muita natureza.
"A trilha tem início na Praia do Cantinho e margeia a costa passando pelas quatros principais praias da área: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Entre elas e em meio ao costão, há outras pequenas praias", informa a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas. "Na região, encontramos vegetação de Mata Atlântica, cursos d'água, lagoa, costões rochosos e manguezal. Na Praia Triste também há uma cachoeira, com acesso por trilha".
É recomendável que o turista contrate um guia em Bombinhas para explorar o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros.
Praia de Taípe - Arraial d'Ajuda (BA)
Banhado por um mar de cores marcantes e protegido por uma enorme falésia com mais de 40 metros de altura, este é um cenário com uma extensa faixa de areia para o visitante curtir o dia com privacidade.
Para chegar a esta praia a partir do centro de Arraial d'Ajuda, é necessário pegar a Estrada de Trancoso e seguir sentido ao balneário de Trancoso. Placas indicam a direção de Taípe.
Carro Quebrado - Barra de Santo Antônio (AL)
A cerca de 50 quilômetros de Maceió, esta praia frequentemente oferece cenários tranquilos e sem multidões para quem a visita.
A grande marca da paisagem local são as falésias e a graça é esticar uma canga ao pés destes paredões naturais e curtir o sol.
Uma das maneiras de ir até Carro Quebrado é com tours de bugue que podem ser contratados com agências de Maceió.
Praia do Sueste - Fernando de Noronha (PE)
Apesar de muito frequentada pelos visitantes de Noronha, costuma oferecer espaços para um tranquilo dia de sol e mar.
No local, os turistas praticam snorkel e conseguem ver peixes coloridos, corais e, às vezes, até tartarugas-marinhas e polvos na água que exibe tonalidade azul-turquesa em dias ensolarados.
O acesso à praia do Sueste é controlado: para visitar o local, é preciso ter ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Mais informações no site oficial.
Praia dos Coqueiros - Trancoso (BA)
O local é muito indicado para famílias, pois, no mar que a banha, há recifes de corais que ajudam a formar piscinas naturais na maré baixa.
Como o próprio nome do local indica, a praia é marcada por muitos coqueiros, que fornecem sombras para os visitantes.
Costuma ser fácil encontrar espaços tranquilos e sem multidões neste cartão-postal de Trancoso (que pode ser acessado em 15 minutos de caminhada a partir do Quadrado de Trancoso).
Praia do Sagi - Baía Formosa (RN)
A cerca de 100 quilômetros de Natal e na região da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, é um local coberto por areia fofa e banhado por águas cálidas e cristalinas - e que, frequentemente, oferece espaços com pouca gente e muito sossego.
É possível ir até a praia com passeios de bugue contratados em Baía Formosa.
Praia dos Amores - Búzios (RJ)
Para chegar até ela, turistas realizam uma caminhada de 10 minutos sobre formações rochosas junto ao mar, a partir do extremo esquerdo da praia do Canto.
A paisagem da pequena praia dos Amores oferece encostas verdejantes e m mar de coloração verde esmeralda.
É um local que atrai casais em busca de sossego e turistas querendo fotografias poéticas de Búzios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.