Icônico bairro de Miami ganha museu dedicado ao grafite; veja atrativos
Antes considerado um bairro decadente de Miami (EUA), Wynwood hoje é visto como um dos lugares mais descolados do país e atrai turistas do mundo todo.
Uma de suas marcas é a paixão pelo grafite, exposta em imensos painéis a céu aberto com obras de artistas do mundo todo. Não à toa o local recebeu, em dezembro de 2019, o primeiro museu dedicado à arte do grafite do mundo, o Museum of Graffitti, .
Criado pelo artista, historiador e colecionador de arte Alan Ket e seu parceiro, Allison Freidin, a atração vai apresentar aos visitantes a história e evolução do grafite com exposições permanentes de pinturas, esculturas, fotografias, mídias e instalações interativas.
"Acho que celebrar as obras de arte destruídas das gerações anteriores é uma maneira de honrarmos o valor e a importância que nós, jovens, vimos naquelas obras que os adultos simplesmente não entendiam", explica Alan Ket em entrevista ao site "Art World".
Vá lá
299 NW 25th St, Miami, FL 33127, Estados Unidos.
Aberto diariamente (com exceção às terças-feiras) das 11h às 19h.
O bilhete custa R$ 68 (em valores convertidos em 07/02/2020) por pessoa. Menores de 13 anos não pagam.
Os encantos de Wynwood
Muito antes da chegada do museu, os Wynwood Walls já expunham preciosidades do grafite mundial, incluindo obras dos artistas brasileiros Marcelo Kobra e Os Gêmeos (foto acima)
Este verdadeiro "museu a céu aberto" é, com certeza, a principal atração para quem deseja "instagramar" a viagem.
Além disso, o bairro também apresenta uma ampla variedade de bares, food trucks, restaurantes, padarias, cafeterias e sorveterias cool.
A padaria Zak The Baker, instalada em um antigo galpão industrial com fachada colorida, por exemplo, é uma das atrações irresistíveis.
Outro ponto considerado imperdível para quem vai a Wynwood é o bar Wood Tavern, com arquibancada externa aberta, onde acontecem shows e apresentações de DJs.
Se a opção é curtir o agito noturno, a sugestão é conhecer o El Patio, um bar que, à meia-noite, se transforma em uma balada animadíssima.
Bairro transformado
No século 20, Wynwood era um bairro industrial habitado por famílias de classe média baixa, com predominância de imigrantes cubanos, haitianos e porto-riquenhos. Em 1970, o tráfico de drogas dominou a região e, em 2009, começou a passar por um processo de revitalização depois de receber investimentos do empresário Tony Goldman.
Ele já havia investido e transformado o bairro Soho, em Nova York, e South Beach, em Miami. Em Wynwood, Tony comprou diversos imóveis, idealizou projetos com o grafite e a região começou a ser convertida em referência cultural nos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.