Topo

Virada Cultural leva mil atrações para interior de SP

11/05/2011 15h32

Sorocaba - O próximo final de semana será de festa no interior paulista. A Virada Cultural Paulista promete levar mil atrações para uma centena de palcos em 23 cidades, sendo duas no litoral. É esperado um público pelo menos igual ao do ano passado, de 1,6 milhão de pessoas. A largada será dada às 18 horas de sábado, e o show não para até a noite do domingo. Para os principais eventos, as prefeituras vão colocar à disposição do público 12.303 poltronas em 23 teatros municipais. Também foram programadas linhas especiais de ônibus durante a madrugada.

A quinta edição do projeto da Secretaria da Cultura do Estado está cheia de atrações internacionais. A atriz e cantora francesa Agnès Jaoui sobe aos palcos de Jundiaí (sábado, meia-noite) e Ribeirão Preto (domingo, 17 horas) com sua banda latina para interpretar músicas em português e espanhol. A banda Pink Martini apresenta um mix de música clássica e jazz em Piracicaba (domingo, 17 horas) e São José do Rio Preto (zero hora). Os fãs de pop rock poderão curtir os shows do Superchunk em Mogi das Cruzes (domingo, zero hora) e Sorocaba (17 horas).

Bandas de rock tradicionais foram escaladas para garantir a audiência: Paralamas do Sucesso em Indaiatuba e Sorocaba; Ultraje a Rigor em Mogi das Cruzes e Indaiatuba; e Titãs em Piracicaba e São José do Rio Preto. O público de Caraguatatuba e São João da Boa Vista recebe Lobão.

O programa inclui grupos badalados como Detonautas (Ribeirão e Santo André); Raimundos (Campinas); Charlie Brown Jr. (Jundiaí e Marília) e CPM 22 (Santos). Participam pela primeira vez da Virada Fafá de Belém, Renato Teixeira, Angra e Jamelão. Jovens talentos como Maria Gadú e Tulipa Ruiz voltam aos palcos ao lado de veteranos como Elba Ramalho e Dominguinhos.

Haverá ainda teatro, dança e cinema. As apresentações são gratuitas. Nos palcos internos, com capacidade de público limitada, é preciso retirar o ingresso com antecedência de pelo menos uma hora. A programação completa está no site da secretaria: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.