Topo

Nova York inaugura museu em apartamento

17/02/2014 13h05

Do slow food à slow art. Vem de Nova York uma revolução cultural centralizada em Fortunato Depero, importante protagonista do futurismo. Um dos mais importantes expoentes do movimento de vanguarda caracterizado pela velocidade, Depero é o centro da mostra que em 22 de fevereiro inaugura o Center for Italian Modern Art (Cima), instalado em um apartamento na Broome Street, no Soho.

O Cima é criação de Laura Mattioli, historiadora de arte e colecionadora. Seu objetivo é fazer a arte italiana ser mais apreciada nos Estados Unidos. Durante todo o ano o centro organizará instalações que poderão ser visitadas somente com agendamento prévio. "Decidimos abrir só com agendamento para permitir a quem vem poder passar quanto tempo quiser com as pessoas, como em uma casa", explicou Mattioli. A mostra inaugural estará em cartaz até 28 de julho e exibirá peças como "Io e Mia Moglie", de 1919 e "Cittá Meccanizzata dalle Ombre" e "Cavalcata Fantastica", ambas de 1920. A colecionadora herdou as peças do Padre Gianni, que representam uma das maiores coleções do mundo da vanguarda italiana.

Depero possui uma relação íntima com Nova York. Com sua mulher Rosetta, chega à cidade em 1928, quando abre em Chelsea uma casa-laboratório chamada Depero's Futuristic House su modello della Casa Futurista di Rovereto, onde havia produtos como pôsteres, cenários teatrais e de vestuário.