Topo

Mausoléu de Rômulo reabre após 20 anos na capital italiana

09/06/2014 15h59

ROMA, 9 JUN (ANSA) - Após mais de 20 anos fechado para restauração, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, inaugurou nesta segunda-feira (9) o Mausoléu de Rômulo, filho do imperador romano Magêncio. O local , localizado na via Apia Antiga, poderá ser visitado sem necessidade de reservas.   

O mausoléu faz parte dos três edifícios que compõem a Vila Imperial: o Mausoléu dinástico, o Circo - que é o monumento mais conhecido no interior do complexo Magêncio - e as ruínas do Palácio Imperial.   

A restauração, realizada pela empresas MBS e Angeloni com supervisão da prefeitura, custou 873 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões). "Estou orgulhoso de poder devolver aos romanos e aos milhões de turistas que todo ano vistam Roma uma joia absoluta do nosso patrimônio arqueológico. Depois de 20 anos finalmente é possível voltar a visitar por completo este complexo monumental que contribui para ampliar a excepcional oferta artística da nossa cidade", disse Marino.   

O Mausoléu, um edifício com forma circular, era destinado ao enterro dos membros da família imperial e é quase certeza que hospedou os restos de Rômulo, o jovem filho do imperador que morreu muito em 309 d.C.