Topo

Mosaico do piso da Catedral de Siena poderá ser visto a partir de agosto

Os turistas podem ver muitas obras de arte na Catedral de Siena, além dos mosaicos do piso - Samuele Pellecchia/The New York Times
Os turistas podem ver muitas obras de arte na Catedral de Siena, além dos mosaicos do piso Imagem: Samuele Pellecchia/The New York Times

08/07/2014 11h21

SIENA, 8 JUL (ANSA) - A Catedral de Siena, cidade italiana da Toscana, irá descobrir seu piso feito de mosaicos de mármore. Normalmente ele fica coberto para os visitantes não pisarem diretamente na obra. Os turistas poderão admirar o mosaico no período de 18 de agosto até 27 de outubro de 2014.

Os mosaicos do chão da Catedral de Siena são o resultado de uma complexa iconografia que demorou séculos para ser concluída. A técnica utilizada para fazê-los é a do grafite com mármores originários da região. O trabalho começou por volta de 1300 e foi finalizado em meados de 1800, passando por gerações de mestres italianos. Para Giorgio Vassari, escritor especialista em arte, este é o piso "mais belo, grande e magnífico" que já foi realizado.

Os moldes das 56 cenas representadas nos mosaicos foram desenhados por importantes artistas, quase todos de Siena, entre eles Sassetta, Domenico di Bartolo, Matteo di Giovanni, Domenico Beccafumi, além de um pintor da região da Úmbria, Pinturicchio, autor em 1505 do desenho com o Monte da Sapienza (Monte da Sabedoria, em tradução livre), que representa simbolicamente o caminho da virtude que traz a serenidade interior. A maior parte dos mosaicos representam passagens bíblicas, como a história de Jesus e Moisés, entre outras. Mas também retratam narrativas que não fazem referência à ela.  

A Catedral de Siena apresenta um conjunto de estilos variados, pois a sua construção durou cerca de trezentos anos. Ela oferece aos visitantes, além dos mosaicos do piso, muitas obras de arte como esculturas e pinturas. O centro histórico de Siena foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.