Topo

Restauro do Cristo Redentor, no RJ, terminou nesta sexta-feira

O monumento agora conta com quatro câmeras que ficam na cabeça do Cristo - Ricardo Zerrenner/Riotur
O monumento agora conta com quatro câmeras que ficam na cabeça do Cristo Imagem: Ricardo Zerrenner/Riotur

11/07/2014 16h14

SÃO PAULO, 11 JUL (ANSA) - O restauro do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi concluído nesta sexta-feira (11). As obras de restauração duraram cinco meses e começaram pelos polegares do Cristo, danificados por um raio em janeiro. As pastilhas de pedra-sabão, os captores de para-raios, o sistema de proteção de descargas atmosféricas e a blindagem eletrostática também foram reparados.

O monumento agora conta com quatro câmeras que ficam na cabeça do Cristo. Duas delas fotografarão os visitantes, que poderão postar as imagens em redes sociais. O serviço será gratuito por 20 dias. Outra câmera filmará o local normalmente e a última será acionada com "zoom" para fotografar as pessoas. Imagens panorâmicas feitas em tempo real também poderão ser acessadas pelo site da Pirelli, que patrocinou o restauro, e pelo programa "Olhar do Cristo".

A Pirelli investiu cerca de R$ 2 milhões na restauração do monumento, principalmente devido à Copa do Mundo, cuja final será disputada no próximo domingo (13), no Maracanã, entre Alemanha e Argentina. As obras foram possíveis graças a uma parceria entre a Pirelli e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que administra o Cristo Redentor.