Itália vai construir o primeiro parque eclesiástico do mundo
Um dos países mais católicos do planeta, a Itália vai inaugurar o primeiro parque cultural eclesiástico do mundo. Intitulado "Terre del Capodi Leuca - De finibus Terrae", o empreendimento deve ser inaugurado na cidade de Santa Maria di Leuca, na região da Púglia.
Promovida pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), a iniciativa tem por objetivo construir uma área tranquila, que resgate o patrimônio cultural eclesiástico, além de oferecer um espaço de evangelização e propagação do diálogo da paz.
Para isso, o parque abrigará instituições públicas e privadas que se juntarão para uma cooperação a fim de melhorar o ambiente artístico e religioso do local. O projeto será apresentado na próxima sexta-feira (20), em Roma.
No mesmo dia, será anunciada a iniciativa "os caminhos de Leuca", um evento internacional que visa a recuperar a antiga rota dos peregrinos que saiam de todas as partes da Europa para Santa Maria di Leuca. Reza a lenda que um dia a Virgem Maria salvou alguns barcos de uma grande tempestade, por isso a memória da santa foi eternizada no nome da cidade. Outro motivo que faz de Leuca um lugar sagrado é a basílica "De Finibus Terrae", construída para comemorar uma visita de São Pedro ao município.
Trabalho e vontade
O bispo de Santa Maria di Leuca, dom Vito Angiuli, comentou o projeto por meio de um comunicado: "Tivemos essa ideia e agora serão necessários trabalho e vontade para colocá-la em prática.
Queremos recuperar e valorizar a via Leucadensis, percurso que milhões de peregrinos atravessaram para chegar à cidade durante séculos. Isso também faz parte da história desta área e deve ser recuperado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.