Topo

'Irmão japonês' do Caminho de Santiago atrai milhões de peregrinos

Durante mais de mil anos pessoas de todos os níveis sociais, incluindo imperadores aposentados e aristocratas japoneses, peregrinaram por estas montanhas - Tanabe Cuty Kumano Tourism Bereau
Durante mais de mil anos pessoas de todos os níveis sociais, incluindo imperadores aposentados e aristocratas japoneses, peregrinaram por estas montanhas Imagem: Tanabe Cuty Kumano Tourism Bereau

11/08/2014 11h20

O Caminho de Kumano ou Kumano Kodo é uma rede de rotas de peregrinação localizada na província de Wakayama, no sul do Japão. Milhões de peregrinos percorrem a região montanhosa todos os anos visitando templos ao longo do percurso.

O local é considerado sagrado desde tempos pré-históricos e se consolidou após a união do budismo com o xintoísmo. Foi percorrido pela família imperial e aristocratas japoneses até se tornar conhecido também entre mercadores e membros da população em geral. O caminho entrou em declínio após a modernização do Japão, no século XIX, e foi redescoberto nos anos 90.

Em 1997, representantes de Galícia, na Espanha, e da Prefeitura de Wakayama firmaram um acordo que tornou os caminhos de Santiago de Compostela e de Kumano "irmãos". Em 2004, a rota foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Os peregrinos podem optar por três rotas em Kumano. O objetivo é chegar a três grandes templos conhecidos como Kumano Sanzan. Há caminhadas que podem durar apenas algumas horas ou até uma semana, se forem feitas em trilhas pelas montanhas.