Topo

Emblemática catedral moscovita de São Basílio completa 455 anos

Catedral é o cartão postal da capital da Rússia - Getty Images
Catedral é o cartão postal da capital da Rússia Imagem: Getty Images

De Moscou

12/07/2016 13h11

A catedral moscovita de São Basílio completa 455 anos nesta terça-feira (12), efeméride que foi lembrada com ofícios religiosos e outros atos, que tiveram como palco o colorido templo.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a obra, que está situada no extremo sudeste da Praça Vermelha, é uma da joias mais chamativas da arquitetura russa e se transformou no cartão de apresentação da Rússia.

Sua construção foi ordenada pelo czar Ivan o Terrível para glorificar sua vitória sobre o Canato de Kazan e está envolvida em lendas. Uma delas diz que a catedral é uma cópia de uma mesquita em Kazan, destruída por Ivan o Terrível, zangado pela feroz resistência dos habitantes da hoje capital tártara a suas tropas.

Acredita-se que as cúpulas daquela mesquita foram transferidas a Moscou como prova da vitória do czar sobre Kazan. Outra lenda diz que o czar cegou Postnik Yakovlev, que é considerado o arquiteto da catedral, para que não construísse nada que a superasse em beleza.

Mas alguns refutam essa lenda, pois posteriormente Yakovlev construiu outros complexos arquitetônicos, como o Kremlin de Kazan, algo que, se fosse cego, não teria feito.

Segundo outra versão, a catedral foi obra de um mestre europeu, supostamente um italiano, o que explicaria seu estilo, que conjuga as tradições arquitetônicas russas e europeias da época do Renascimento. Filial do Museu Histórico de Moscou, a catedral, além de receber turistas, segue acolhendo serviços eclesiásticos.