Festa da Tomatina colore de vermelho a cidade de Buñol, na Espanha
Em cada última quarta-feira de agosto, a cidade espanhola de Buñol é tingida de vermelho após a 'hortifrutibatalha' mais famosa do mundo, a Tomatina, que durante 60 minutos envolve 22 mil pessoas em uma loucura coletiva com uma "munição" de 145 mil quilos de tomate.
O campo de batalha da Tomatina, que neste ano chega à 74ª edição, tomou o centro da cidade desde o início da manhã, com um espaço reservado para os que compraram ingressos do evento.
Com um amplo esquema de segurança e de atendimento para lidar com possíveis comportamentos machistas, a festa transcorreu sem incidentes e com um clima amistoso de guerra pacífica, regada continuamente com a água de mangueiras e baldes lançada pelos moradores locais.
A Tomatina 2019, que fazia referência à série "Game of Thrones" no cartaz de divulgação, foi dominada pelo barulho ensurdecedor de buzinas e da voz dos participantes, que não pensaram duas vezes antes de se jogarem na piscina vermelha que inundou as ruas.
A prefeita de Buñol, Juncal Carrascosa, destacou que a festa "voltou para as pessoas" e comemorou a participação dos moradores. Mais de 4 mil foram à Tomatina, segundo os organizadores.
Entre os estrangeiros, era grande a presença de russos e australianos na pequena cidade, enquanto a prefeita lamentou a baixa participação dos britânicos.
Depois da festa, mais de 150 pessoas se encarregaram de limpar a bagunça deixada pela grande festa dos tomates, que celebra o fim do verão europeu.
Veja como foi a batalha no ano passado:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.