Caos aéreo impede centenas de assistirem à semifinal
Por Agnieszka Flak
JOHANESBURGO (Reuters) - Centenas de torcedores deixaram de assistir à partida Espanha x Alemanha, na quarta-feira, pela semifinal da Copa do Mundo, por causa do caos no aeroporto de Durban, segundo autoridades. Até membros do comitê executivo da Fifa foram afetados.
O congestionamento no aeroporto foi um dos raros contratempos numa Copa até aqui bem sucedida, a primeira no continente africano.
Alguns aviões VIP, que deveriam pousar no novo Aeroporto Internacional King Shaka e depois estacionar no aeroporto antigo, a 60 quilômetros dali, não se moveram, o que fez com que outros voos atrasassem para pousar ou dessem meia-volta, segundo a rádio 702 Talk, citando informações da Acsa, empresa que gere os aeroportos do país.
Irvin Khosa, do comitê organizador local, confirmou que o problema ocorreu devido a aviões com chefes de Estado, que precisam de condições especiais para operar, reduzindo o fluxo habitual do aeroporto. "Chegaram a Durban 220 voos, especialmente fretados. Foi um caso de força maior."
Cinco aviões voltaram a Johanesburgo e à Cidade do Cabo, e outros pousaram horas depois do programado, fazendo com que os torcedores perdessem a partida ou pelo menos parte dela.
A ACSA disse que os passageiros não serão reembolsados, porque o avião decolou e pousou em um aeroporto, e só uma pequena parcela do valor do bilhete é pago à companhia aeroportuária.
Os passageiros afetados, que haviam gastado milhares de rands na compra de ingressos e passagens, ficaram indignados, e alguns ameaçaram ir à Justiça por indenizações.
"Fomos bem até agora, mas hoje está uma desgraça", disse um torcedor frustrado à rádio. "O fato de que um dos nossos aeroportos nem sabia qual é a sua capacidade é bastante patético", disse outro.
Rich Mkhondo, porta-voz do comitê organizador local da Copa, disse à Reuters que a organização não pode fazer nada. "Infelizmente, esse tipo de coisa acontece. Vamos nos reunir ainda hoje com a Acsa para assegurar que isso não aconteça de novo durante a final."
O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, negou rumores anteriores de que os torcedores prejudicados terão direito a uma compensação. "Não há indenização, isso não é verdade", disse ele.
"Não é nossa responsabilidade. O que aconteceu no aeroporto é um problema de tráfego aéreo. Tivemos parceiros comerciais e membros do comitê executivo que não conseguiram pousar em Durban."
A Espanha venceu o jogo e faz a final da Copa no domingo no estádio Soccer City, em Johanesburgo, contra a Holanda.
(Reportagem adicional de Brian Homewood)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.