Topo

Possível greve na Lufthansa pode cancelar centenas de voos

28/08/2012 09h40

Frankfurt - Passageiros da Lufthansa enfrentam risco de centenas de cancelamentos de voos após representantes sindicais terem dito nesta terça-feira (28) que estavam planejando iniciar uma greve nas próximas semanas, por conta do fracasso em negociações com a empresa.

O sindicato UFO, que representa 18 mil comissários de bordo da Lufthansa, alertou que o aviso prévio será de apenas algumas horas antes da maioria das paralisações, o que ameaça ainda mais os serviços da companhia aérea. 

A disputa salarial acontece enquanto a Lufthansa tenta reduzir custos e enfrenta competição acirrada e incertezas econômicas. Em 2010, a companhia disse ter perdido 25 milhões de euros por dia em receita durante quatro dias de greve de pilotos.

As negociações entre o sindicato e a maior companhia aérea alemã emperraram na segunda-feira (27), após 13 meses de disputa salarial. O sindicato quer cinco por cento de aumento após um congelamento de salários que durou três anos.

A Lufthansa informou que terá detalhes sobre plano de contingência somente quando o sindicato fizer o anúncio prévio das paralisações. A companhia opera normalmente cerca de 1.850 voos por dia e divulgou que ainda quer negociar com o sindicato, que também pede um melhor programa de participação nos lucros e garantias de que empregos não serão terceirizados ou entregues a funcionários temporários.