Cidade da sede da Fiat, Turim, na Itália, oferece opções gastronômicas e culturais variadas
Em termos de reputações urbanas, ser o lar do Sudário de Turim e da sede da Fiat não é muito para se gabar, mas Turim, quarta maior cidade italiana, também tem a elegante cultura do café de Trieste de dia e a vibrante cena do aperitivo de Milão à noite, tudo isso aninhada no Piemonte, possivelmente a região de melhor comida e vinhos do país. Recentemente, a cidade inaugurou um estádio para o popular time do Juventus e reabriu dois museus fantásticos ressaltando a importância multifacetada da cidade ao longo da história italiana. Turim, tudo indica, está envenenando o motor.
Sexta-feira
16h - Doce passeio
A famosa rede de gelato, o típico sorvete italiano, Grom (Piazza Pietro Paleocapa, 1/D; 39-011-511-9067; grom.it) começou aqui, mas para uma experiência artesanal, exclusiva de Turim, experimente as casquinhas sublimes de pistache e torrone na gelateria Alberto Marchetti (Corso Vittorio Emanuele II, 24 bis; 39-011-839-0879; albertomarchetti.it). Tome esta delícia cremosa passeando por algumas das áreas mais bonitas de Turim, começando pela ampla Piazza San Carlo, cercada por elegantes prédios barrocos. Depois, suba a Via Roma sob os grandes pórticos - Turim tem cerca de 18 quilômetros de calçadas com arcadas - até o centro da cidade, a Piazza Castello. Lá, dois palácios reais da Casa de Savoia, Palazzo Madama e Palazzo Reale, esperam com um esplendor despretensioso; mais à frente do Reale fica a capela na qual certo sudário está entocado.
19h - Hora do aperitivo
A cidade onde nasceu o vermute estima sua cultura do aperitivo, possivelmente o melhor de toda a Itália. O bairro mais animado para participar desta tradição pré-jantar é o Quadrilatero Romano, então arrume uma mesa no Pastis (Piazza Emanuele Filiberto, 9; 39-011-521-1085), onde seu aperitivo - Punt e Mes (4,50 euros) é uma boa escolha - será acompanhado por uma rodada grátis de stuzzichini (petisco). Ou vague pelas ruas revestidas de pedras até o agitado bar Zonk (Via Gian Francesco Bellezia, 20; 39-335-657-4487), onde nove euros compram um coquetel e acesso ilimitado ao generoso bufê.
21h - Jantar demorado
O movimento Slow Food, enfatizando produtos locais, começou no Piemonte e um dos melhores restaurantes turinenses dedicados à filosofia é o relativamente novato Ristorante Consorzio (Via Monte di Pietà, 23; 39-011-276-7661; ristoranteconsorzio.com), um espaço festivo com moderna iluminação de lâmpadas à mostra. O excelente menu a preço fixo com cinco pratos (30 euros) recentemente começava com um excelente bife tártaro temperado com sal marinho e azeite de oliva e terminava com a sedosa panna cotta salpicada com o Barolo chinato. Reservas são essenciais.
Meia-noite - Uma maçã por dia
Os bandos se dirigem aos formidáveis clubes construídos nos murazzi (diques) ao longo do rio Pó onde se dança até clarear o dia. Porém, esta galera ribeirinha é para os muito jovens (e muito bêbados). Para uma cena mais sofisticada, flerte com os elegantes turinenses no One Apple Concept Bar (Via Lovera di Maria, 1; 39-011-197-19445; oneappletorino.it), uma balada da moda aberta em julho de 2011 por Daniele Conte, irmão do gerente do Juventus, Antonio Conte. Os DJs deixam a festa zumbindo até tarde.
Sábado
10h - Bicerin matinal
Troque o café da manhã por um bicerin - mistura de café, chocolate quente e leite espumante, servido num copo em formato de tulipa (5 euros) - no Caffe Al Bicerin (Piazza della Consolata, 5; 39-011-436-9325; bicerin.it). Remontando a 1763, este café histórico, com oito mesas de mármore e madeira escura, seria o primeiro a servir a bebida, que combina perfeitamente com uma fatia molhadinha de torta de avelã (4 euros).
No prédio Mole Antonelliana, tome o elevador de vidro até o deque de observação para ter a melhor visão da cidade
11h - De volta ao começo
Março de 2011 marcou o sesquicentenário da unificação italiana. Em Turim, a primeira capital do reino unificado, a celebração incluiu a reabertura do recém-reformado Museo Nazionale del Risorgimento Italiano (Via Accademia delle Scienze, 5; 39-011-562-1147; museorisorgimentotorino.it), dedicado a explorar aquele período histórico e seus heróis. Aqui, sob lindos afrescos, ligue as faces aos nomes - Cavour, Garibaldi, Mazzini, Vittorio Emanuele II - agora imortalizados na nomenclatura das ruas italianas. Para história mais antiga, a uma quadra dali fica o Museo delle Antichità Egizie (Via Accademia delle Scienze, 6; 39-011-561-7776; museoegizio.it), lar de uma das maiores coleções de artefatos egípcios fora do Cairo.
14h - Cultura do café
Para experimentar os cafés clássicos de Turim, peça o aperitivo da casa no Caffe Mulassano (Piazza Castello, 15; 39-011-547-990; caffemulassano.com) e uma porção de tramezzini, o pequeno sanduíche sem casca que o local afirma ter inventado (3,50 euros cada). Existem poucas mesas no local de pé direito alto e parede espelhada, assim, se estiver cheio, tente o vizinho Baratti & Milano (Piazza Castello, 27; 39-011-440-7138; barattiemilano.it), outro café refinado com lustres de cristal e garçons de gravata-borboleta. Depois do almoço, permita-se comer giandujotti (confeito de chocolate e avelã que é uma especialidade local) na chocolataria Guido Gobino (Via Giuseppe Luigi Lagrange, 1; 39-011-566-0707; guidogobino.it).
16h30 - Uma pequena farra
A melhor opção de compra de Turim não se encontra nos empórios chamativos, mas em butiques discretas como a Verdelilla (Corso Re Umberto, 27; 39-011-517-2701; verdelilla.it). Os artigos desta loja charmosa, escondida num pátio interno atrás de um vitral, vão de braceletes delicados a combinações incrustadas com contas brilhantes. Na Kristina Ti (Via Maria Vittoria, 18; 39-011-837-170; kristinati.it), experimente os vestidos de seda prateados e biquínis franzidos retrô da respeita estilista turinense Cristina Tardito. Ou dê uma olhada nos itens de couro e cerâmica feita à mão de bom preço na Brodo (Via Palazzo di Città, 14; 39-011-199-12997; ibrodo.it), pequena loja inaugurada em outubro.
20h - Duas visões do Mole
Florença tem o Duomo; Turim tem o Mole Antonelliana. Coroado com um domo maciço e pináculo cônico, o altivo prédio é o símbolo da cidade. Ignore o museu do cinema no interior e tome o elevador de vidro até o deque de observação para ter a melhor visão da cidade (e, antes do pôr do sol, os Alpes vizinhos). Depois, o jantar fica a poucos passos dali no Sotto la Mole (Via Montebello, 9; 39-011-817-9398; sottolamole.eu), convidativo restaurante especializado em cozinha regional. Comece pelo prato de antepastos quentes (13,50 euros) e prove polenta com queijo, cebola recheada e pimentão vermelho com bagna caôda. Depois, saboreie o agnolotti feito à mão - deliciosa massa recheada com carne - imerso em molho de manteiga com perfume de ervas (13 euros).
23h - Centro da nebbiolo
No Piemonte, região da qual Turim é a capital, a nobre uva nebbiolo floresce, produzindo grandes e audaciosos Barolos e Barbarescos, entre os melhores vinhos da Itália. Para entender todo esse auê, permita-se ao luxo de escolher uma garrafa da longa carta de vinhos do Tre Galli (Via Sant'Agostino, 25; 39-011-521-6027; 3galli.com). Quem prefere vinho branco pode considerar o espumante Moscato d'Asti, ou achados raros de mais longe, como o soberbo Bianco Miani de 1996 (55 euros). Colocando o último disco do Black Keys na repetição e agrupando uma multidão animada ao redor de desgastadas mesas de madeira, este bar de vinho da moda tira rolhas até tarde da noite.
No Caffe Mulassano, peça uma porção de tramezzini, o pequeno sanduíche sem casca que o local afirma ter inventado
Domingo
10h - Arte do automóvel
Há tempos Turim é a espinha dorsal da produção italiana de automóveis; afinal, o "T" em Fiat é de Turim. Porém, hoje em dia, o orgulho do bairro industrial de Lingotto, antes o lar de uma enorme fábrica da Fiat, é o reluzente Museo Nazionale dell'Automobile (Corso Unità d'Italia, 40; 39-011-677-666; museoauto.it), reaberto ano passado depois de amplas reformas. Com o novo ramal do metrô até Lingotto, completado em março de 2011, a visita ao museu (8 euros) é moleza. E não é necessário ser maluco por automóveis para ficar encantado. Ao acompanhar a progressão automobilística de veículos de fins do século XIX a carros conceito futuristas, o museu é fascinante até mesmo para quem não entende nada do assunto.
Meio-dia - Comendo à italiana
A uma pequena caminhada fica o enorme complexo gastronômico Eataly (Via Nizza, 230/14; 39-011-195-06801; www.eatalytorino.it). Sim, existem outras unidades agora, até uma em Nova York, mas esta é a original e permanece sendo uma experiência de compra fenomenal para amantes de comida. Ao encher o carrinho, avalie o que passará pela alfândega: azeite de oliva da Úmbria e vinagre balsâmico de Modena, com certeza, linguiça de coelho e prosciutto crudo, não. No último caso, a melhor opção é sentar-se num dos ristorantini especializados e pedir um prato misto de salumi para um derradeiro banquete italiano.
Se você for
O elegante Grand Hotel Sitea (Via Carlo Alberto, 35; 39-011-517-0171; grandhotelsitea.it) possui 120 quartos espaçosos com móveis clássicos e banheiros de mármore branco numa localização central, próximo à Piazza San Carlo. A tarifa inclui o generoso bufê de café da manhã continental; quartos duplos a partir de 158 euros.
O Town House 70 (Via XX Settembre, 70; 39-011-197-00003; townhouse.it) faz parte de uma pequena cadeia italiana de hotéis butique estilosos. Esta unidade fica num prédio histórico perto da Piazza Castello, com 48 quartos modernos e suítes de decoração simples e minimalista. Quartos duplos (incluindo café da manhã) a partir de 119 euros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.