Designer faz sucesso na pandemia ensinando crianças (e adultos) a brincar
De Nossa
09/02/2021 04h00
Nos meses de isolamento, manter as crianças entretidas em casa virou um desafio. Mesmo para pais e mães mais criativos, em algum momento as ideias se esgotaram. Quem decidiu vasculhar o Instagram em busca de inspiração certamente topou com os brinquedos feitos pela fotógrafa e designer Estéfi Machado.
Não é de hoje que seu feed de seu Instagram é repleto de ideias ótimas de brincadeiras para fazer para as crianças utilizando materiais que todos têm em casa — e que muitas vezes vão para o lixo. Porém, na quarentena, a busca por esse tipo de atividade se intensificou. E lá estavam as "obras" de Estéfi para inspirar milhares de pais e mães.
Minha quarentena foi muito produtiva, tive muito trabalho e retorno. Recebo centenas de mensagens todos os dias agradecendo por isso"
Confira no vídeo a entrevista que Estéfi deu para Zeca Camargo no programa Brasil com Zeca, de Nossa, e, abaixo, um pouco mais sobre esta artista que encanta os pequenos — e adultos também!
Quem é
Designer gráfica por formação, há 13 anos se tornou mãe de Theo e decidiu que frearia a carreira. Mas Estéfi sempre foi maker: desde criança inventava as próprias brincadeiras. Estudou em escola Waldorf, que estimula o fazer manual e dá tanta importância a isso quanto a português e matemática.
Oito anos atrás, Estéfi resolveu incentivar o filho a brincar com fitas, papeis e começou a mostrar em um blog as brincadeiras. Foi um sucesso. "A coisa cresceu tanto que virou meu ofício", conta. Hoje, é influenciadora digital no Instagram @blog.estefi.machado.
Espírito maker
Estéfi faz muita coisa e ela se define assim, múltipla: especialista no brincar, artista, cenógrafa, mas seu propósito é criar brincadeiras com materiais ordinários e inspirar pais a aumentarem o vínculo com seus filhos por meio delas.
Propósito
A designer considera o nascimento de Theo como o renascimento dela. "Tenho uma relação de muito companheirismo, somos muito parecidos e isso foi fundamentado durante a brincadeira, que é um momento de muita intimidade", diz.
Dicas
Para os pais se jogarem no brincar: ela dá um curso online para ensinar adultos a brincarem pelo menos um pouquinho durante o dia, com total entrega e interesse pelo universo da criança.
A brincadeira é uma forma de escutar a criança. Nessa hora acontecem coisas muito importantes. Sente no chão, tire os sapatos e não dirija as crianças. Deixe que ela guie tudo e esteja nesse camarote da vida dela"
Materiais simples
Com muito pouco se transforma as coisas em brinquedos. "Olhar mil vezes para um rolinho de papel higiênico e aprender a dar vida a ele é algo mágico. E você leva isso para a vida toda, com a cumplicidade do seu filho", diz.
Quarentena
O marido de Estéfi é diabético e eles precisaram se isolar bem rigidamente. Foi quando trabalho ganhou ainda mais destaque. "Eu já tinha um reconhecimento muito grande, mas o mundo foi forçado a olhar para o estilo de trabalho que faço", diz.
Ela criou e disponibilizou gratuitamente o PDF "Kit de sobrevivência brincante", manual com 40 ideias para fazer com as crianças.
Guardar lixo
Estéfi indica aos pais armazenar sempre materiais como palito, rolinho, pregador de roupa, retalhos, galhos, folhas, tampinhas de suco e reciclados em geral, além de tesoura boa, cola e fita crepe.
Guarde o lixo reciclável e ele vai virar seu arsenal de brincadeiras"