Topo
REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lollapalooza: conheça a história do evento em documentário exclusivo!

Paramount+ lança documentário sobre o Lollapalooza este mês - UOL Play
Paramount+ lança documentário sobre o Lollapalooza este mês
Imagem: UOL Play

Rafael Saturnino

Colunista do UOL Play

20/05/2024 17h13

Lollapalooza: conheça a história do evento em documentário exclusivo!

Um dos maiores festivais de música itinerantes do mundo ganha um especial só dele: confira a história do Lollapalooza, de revival de banda até fenômeno mundial e lança-talentos no mundo da música.

Em um documentário exclusivo da Paramount+, você acompanha como Perry Farrell concebeu um show de despedida que viria a se tornar um dos festivais mais prestigiados do mundo!

Venha saber tudo sobre a história do Lollapalooza e, claro, como você pode assistir ao documentário que vai mostrar o passado de um dos eventos mais importantes da música atualmente.

A História do Lollapalooza: um documentário para os fãs de música

O Lollapalooza é hoje um dos festivais de música mais icônicos e diversificados do mundo. Concebido e criado em 1991 pelo vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell. Inicialmente, era só uma turnê de despedida da banda, mas rapidamente se transformou em um festival cultural que viajou pelos Estados Unidos e Canadá, ajudando a definir a cena musical alternativa da época.

Inspirado por eventos produzidos por Bill Graham, Perry Farrell, juntamente com Ted Gardener, Marc Geiger e Don Muller, concebeu o Lollapalooza em 1990. Diferente de festivais anteriores como Woodstock e US Festival, que aconteciam em um só local, o Lollapalooza foi planejado como uma turnê itinerante que cruzava os Estados Unidos e o Canadá.

A primeira edição, em 1991, foi marcada por uma diversidade de gêneros musicais, incluindo bandas de post-punk como Siouxsie and the Banshees, rap como Ice-T, e música industrial como Nine Inch Nails. Além das apresentações musicais, o festival também incluía performances não-musicais, como o circo de horrores de Jim Rose e shows de monges de Shaolin, expandindo as fronteiras da cultura rock tradicional.

O nome "Lollapalooza" vem de uma expressão americana do século XIX que significa "uma coisa, pessoa ou evento extraordinário, ou incomum". Farrell gostou da sonoridade do termo ao ouvi-lo em um filme dos Três Patetas e decidiu adotá-lo para o festival. Em homenagem ao duplo significado do termo, um personagem na logo original do festival segura um pirulito (em inglês, "lollipop").

O Lolla define a cena musical

A explosão do rock alternativo no início dos anos 1990 impulsionou o sucesso do Lollapalooza. Os festivais de 1992 e 1993 apresentaram artistas grunge e alternativos, frequentemente incluindo também um artista de rap. Movimentos de punk rock como mosh pits e crowd surfing se tornaram comuns nos shows.

Durante esses anos, o festival expandiu suas atividades para incluir cabines de microfone aberto, tatuagens e piercings. Além disso, um segundo palco foi adicionado para bandas emergentes, e em 1996, um terceiro palco foi introduzido.

Apesar do sucesso inicial, o festival enfrentou críticas relacionadas aos altos preços dos ingressos e ao custo elevado de alimentos e água nos shows. O festival também sofreu com a adição de bandas que alguns fãs consideravam "mainstream", como o Metallica em 1996, o que foi visto como uma violação da visão de Farrell para o festival. Isso levou Farrell a se afastar da turnê em protesto.

Em 1998, os esforços para manter o festival falharam, resultando em seu cancelamento devido à dificuldade em encontrar uma banda principal adequada. O cancelamento simbolizou o declínio da popularidade do rock alternativo na época.

Ressurgimento e internacionalização: Lolla aterrissa no Brasil!

Em 2003, Perry Farrell convocou o Jane's Addiction e agendou uma nova turnê do Lollapalooza, mas a turnê obteve apenas um sucesso marginal devido aos preços elevados dos ingressos.

Em 2005, Farrell fez parceria com a Capital Sports & Entertainment (agora C3 Presents), co-proprietária e produtora do Austin City Limits Music Festival, para ressuscitar o Lollapalooza como um festival de dois dias em Grant Park, Chicago, Illinois. O festival foi um sucesso, atraindo mais de 65 mil pessoas, apesar do calor intenso.

Em 2010, foi anunciado que o Lollapalooza estrearia na América do Sul, com uma edição em Santiago, Chile, em abril de 2011. A primeira edição brasileira foi realizada no Jockey Club, em São Paulo, em abril de 2012, e contou com 70 mil pessoas e bandas principais como Foo Fighters e Arctic Monkeys. Desde então, o festival tem sido realizado anualmente no Brasil, Argentina e Chile, expandindo-se também para a Alemanha, França e Colômbia.

O Lollapalooza ajudou a popularizar uma variedade de artistas e bandas ao longo dos anos, incluindo Amy Winehouse, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Rage Against the Machine, Foo Fighters, Lady Gaga, e muitos outros.

Além da música, o festival também se destacou por suas performances de dança e estandes de artesanato.

Mais sobre a história do Lollapalooza no documentário do Paramount+

Para os apaixonados pela música e sua história, o Paramount+ traz um documentário que mostra, a partir de imagens originais, tudo que contamos aqui e muito mais! "Lolla: a história do Lollapalooza" é a programação perfeita para quem gosta de produções audiovisuais.

E é claro que você pode assistir com o UOL Play! A partir de 22 de maio, o documentário está disponível para os assinantes. Se você ainda não é um deles, não tem problema. Veja como é fácil garantir seu ingresso:

  1. Acesse a página UOL Play e Paramount+
  2. Clique em "Experimente";
  3. Preencha as informações necessárias
  4. Pronto! Pode preparar a pipoca para curtir!

E sabe o que é melhor? Assinante UOL Play ganha R$ 20 todo mês para usar em cinema e pipoca no site da Ingresso.com.

Assine UOL Play agora mesmo e descubra uma infinidade de vantagens!


publicidade