Adeus, Tarcísio Meira: os maiores papéis de um dos grandes da TV
Por Fernanda Talarico
O grande cavalheiro da TV, Tarcísio Meira deixa um legado fundamental na teledramaturgia brasileira. Entre filmes, novelas e minisséries, o primeiro galã da nossa história foi herói, vilão e até uma espécie de Jesus Cristo militarizado, você sabia?
Divulgação
'2-5499 - Ocupado' (1963)
Divulgação
A primeira novela diária da TV brasileira contou com Tarcísio Meira. E ele interpretou Larry, o também primeiro galã da história.
Reprodução
'Irmãos Coragem' (1970)
TV GLOBO / Arquivo Cedoc
No clima de faroeste brasileiro, Meira interpretou João, um dos três irmãos que lutou na trama contra o latifundiário Pedro Barros (Gilberto Martinho).
TV GLOBO / Arquivo Cedoc
'A Idade da Terra' (1980)
Divulgação
O último e mais polêmico filme de Glauber Rocha apresentou o ator como uma versão militarizada de Jesus Cristo. O que dizer deste encontro?
Divulgação
'O Tempo e O Vento' (1985)
Reprodução/ Globo
Talvez o maior papel do ator. E pensar que o diretor Daniel Filho chegou a gravar algumas cenas para a minissérie como Capitão Rodrigo, mas desistiu. Na direção estava Paulo José, que morreu um dia antes de Tarcísio (11 de agosto).
TV GLOBO / Jorge Baumann
'Roda de Fogo' (1986)
TV GLOBO / CEDOC
Aqui, ele interpreta o empresário Renato Villar que, com um tumor no cérebro e poucos meses de vida, entra por uma jornada existencial enquanto vive uma história de amor com a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi).
Reprodução/ Globo
'Rei do Gado" (1996)
Cedoc/Globo
Uma das novelas mais importantes da TV brasileira contou com Tarcísio Meira como o marcante Giuseppe Berdinazi, o italiano proprietário de uma fazenda de café e uma pai bastante severo. Na trama, ele acaba seus dias louco e sozinho.
TV Globo / Jorge Baumann
'Orgulho e Paixão' (2018)
Globo/João Miguel Júnior
Última participação de Tarcísio em uma novela da Globo foi em 'Orgulho e Paixão', quando viveu o industrial inglês Lorde Williamson, responsável por implantar estradas de ferro no Brasil.
Globo/João Miguel Júnior
'Senhora do Destino' (2004)
TV GLOBO / João Miguel Júnior
Esse é um extra divertido porque Luís Carlos, personagem de Tarcísio, não foi um grande personagem do folhetim, mas foi importante para a jornada de Nazaré (Renata Sorrah), a vilã da história e esposa dele, ao ser empurrado escada abaixo por ela.