VIDA CONSTRUÍDA NA ARTE

A história de Fernanda Montenegro

Por Luiza Stevanatto

Grande dama da dramaturgia brasileira

Fernanda Montenegro é uma das lendas da dramaturgia brasileira por sua extensa e valiosa contribuição para a TV, o cinema e o teatro. Conheça sua história.
Eduardo Knapp/Folhapress

Início no rádio

Aos 15 anos, Arlette Pinheiro Esteves da Silva se dedicava ao curso de secretariado quando ganhou um concurso da Rádio MEC para atuar em radionovelas. Seu primeiro trabalho foi a obra "Sinhá Moça Chorou". Na rádio, foi locutora e atriz por dez anos.
Paulo Reis

Descoberta do teatro

No rádio, adotou o nome Fernanda Montenegro por considerá-lo mais imponente. A atriz se juntou a um grupo de teatro amador da Faculdade de Direito da UFRJ, que ficava ao lado da Rádio MEC, e logo começou a protagonizar peças. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 50.
Arquivo Nacional

Estrela da televisão

Primeira atriz a ser contratada pela Tupi, Fernanda tem uma carreira de sucesso na televisão, com mais de 60 trabalhos entre novelas, séries, minisséries e documentários. Estreou na Globo em 1981, na novela "Baila Comigo", em que atuou ao lado do marido e de um elenco estrelado.
Divulgação/Globo

Papéis memoráveis

Fernanda carrega um currículo brilhante com papéis inesquecíveis na televisão. Entre eles, Jacutinga ("Renascer", 1ª versão), Vó Manuela ("Riacho Doce"), Charlô ("Guerra dos Sexos"), Dona Picucha ("Doce de Mãe") e a supervilã Bia Falcão ("Belíssima").
TV Globo /João Miguel Júnior

Fernanda e Fernando

Foi no teatro que conheceu o marido, o ator e diretor Fernando Torres. Eles atuaram juntos na primeira peça profissional de Fernanda, em 1950,"Alegres Canções na Montanha". Eles se casaram em 1953, quando ela tinha 23 anos e ele, 26.
Reprodução/Instagram

Sucesso internacional

Fernanda também brilha no cinema, fazendo história em filmes como "O Auto da Compadecida" e "A Falecida". Mas seu papel mais aclamado no cinema é o de Dora Teixeira no filme "Central do Brasil", de 1998. Com ele, se tornou a primeira e única atriz brasileira a ser indicada ao Oscar de melhor atriz.
Divulgação

Atriz tem dois filhos

Fernanda é mãe de Claudio Torres e Fernanda Torres. Claudio é dirigiu filmes como "A Mulher Invisível" e "O Homem do Futuro", e é um dos sócios da Conspiração Filmes com Andrucha Waddington, seu cunhado.
Divulgação

Filha e colega de profissão

Fernanda Torres seguiu os passos da mãe e é atriz. As duas já contracenaram em algumas ocasiões, mais recentemente em "Ainda Estou Aqui", em que ambas interpretaram Eunice Paiva em diferentes fases da vida.
Divulgação

Fernanda também é avó

Fernanda é avó de três netos, Joaquim, 24 anos, e Antonio, 16, filhos de Fernanda e Andrucha, e Davi, filho de Claudio Torres e Maria Luísa Mendonça. Joaquim trabalhou com a avó na série da TV Globo "Amor e Sorte", em 2020.
Reprodução/Fernanda Torres
Publicado em 16 de outubro de 2024.

Veja Também