Seis vezes em que o filho de Mauricio de Sousa peitou a homofobia
Por Gabriel Nanbu
O diretor, que trabalha com o pai e serviu de inspiração para o personagem Nimbus, está com o marido, Rafael Piccin, desde 2003. No entanto, não falava publicamente sobre o relacionamento.
Reprodução/Instagram
'Exposto'
Mauro Sousa expôs publicamente sua orientação sexual pela primeira vez em maio de 2019, por meio de uma foto postada pelo pai, Maurício de Sousa. Na imagem, o cartunista tomava café ao lado dele e do genro.
Mauro, desde então, recebeu ameaças e ofensas por ser gay, mas tem defendido as pautas LGBTQ com força. Splash relembra os momentos em que ele peitou o preconceito.
Reprodução/Instagram
1- Escolha
Logo depois de se abrir sobre a sexualidade, Mauro diz que recebeu ameaças de morte e que passou a ter medo de sair na rua. Por isso mesmo, decidiu "defender a causa".
O que eu sofri virtualmente é fichinha perto do que muitos LGBTs sofrem na vida real.
Mauro Sousa, sobre o motivo de ter decidido se tornar militante
Arte UOL
2- Mônica e pauta LGBTQ
Em junho de 2019, ele afirmou em entrevista a Universa que gostaria de abordar pautas LGBTQ no universo da Turma da Mônica. Alguns interpretaram a intenção como um "insulto a valores da família".
A diferença entre ontem e hoje é que ontem ele era apenas um hater. (...) A LBGTfobia agora, é crime. Beijos coloridos.
Mauro Sousa, em resposta ao ataque homofóbico nas redes
Arte UOL
4- Marcando posição
Em seu aniversário de 33 anos, em dezembro de 2019, ele fez uma comemoração com temática LGBTQ, para não deixar dúvida do lado em que está. E fez um discurso homenageando a família por acolhê-lo.
Reprodução/Instagram
5- Peitando Crivella
Em setembro de 2019, Marcelo Crivella quis recolher, na Bienal do Rio, HQs que mostravam o beijo de dois homens. Em resposta, Mauro publicou uma foto beijando o marido e criticou o então prefeito do Rio.
Reprodução/Instagram
6- Perda de seguidores
Recentemente, Mauro disse que perde centenas de seguidores nas redes sociais sempre que posta uma foto romântica com Rafael. Sua resposta: não está nem aí.