Longa favorito de Guillermo del Toro é esta pérola de Scorsese do Max

Por Júlio Boll

"Os Bons Companheiros" permanece um clássico do cinema, um testemunho da maestria de Martin Scorsese e um olhar profundo e perturbador sobre a vida na máfia americana.

Reprodução

Sendo assim, não é nada surpreendente saber que o longa é um dos favoritos de Guillermo del Toro, um dos grandes nomes da geração atual de cineastas.

Reprodução

A trama conta a história de Henry Hill (Ray Liotta), um garoto do Brooklyn que sonhava em ser gângster desde os 11 anos.

Reprodução

Baseado no livro "Wiseguy" de Nicholas Pileggi, que também co-roteirizou o longa, o filme mergulha na vida de Henry, que se torna protegido do mafioso James "Jimmy" Conway (Robert De Niro).

Reprodução

Durante mais de vinte anos, Henry ascende no mundo do crime, casando-se com Karen Hill (Loraine Bracco) e se envolvendo em tráfico de drogas, grandes roubos e atividades criminosas.

Reprodução

Originalmente, o filme seria intitulado "Wiseguy", mas foi alterado para evitar confusões com outro filme da época.

Reprodução

Scorsese, conhecido por seu detalhismo, incluiu seus pais, Catherine e Charles Scorsese, em pequenas participações, adicionando um toque pessoal ao filme.

Reprodução

A violência em "Os Bons Companheiros" é notável, mas o que realmente choca é a representação de pessoas comuns e instáveis sendo mortas.

Reprodução

Comparado a outros filmes violentos de 1990, "Os Bons Companheiros" tem menos mortes, mas as cenas de assassinato são profundamente impactantes.

Reprodução

A popularização do termo "fucking" e suas variações no filme -- mais de 300 ocorrências-- contribuiu para sua fama e autenticidade na retratação do estilo de vida dos mafiosos.

Reprodução

A produção também enfrentou desafios e peculiaridades.

Reprodução

Por exemplo, a inclusão de elementos reais da vida de Henry Hill, que viveu até 2012 e deu várias entrevistas sobre suas experiências.

Reprodução

"Os Bons Companheiros", de Martin Scorsese, está disponível no Max.

Reprodução
Publicado em 05 de julho de 2024.