Morre Pelé: os filmes com participação do 'Rei do Futebol'
Por Weslley Neto
O 'rei' nos cinemas
Edson Arantes do Nascimento, que morreu hoje aos 82, não brilhou apenas em campo. A principal figura do futebol brasileiro atuou em filmes entre as décadas de 1970 e 1980.
Reprodução
Isto é Pelé (1970)
Pelé apareceu no documentário produzido por Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel após participações em propagandas e na novela "Os Estranho" (1969), da TV Excelsior.
O atleta interpretava Chico Bondade, personagem que lutava para tirar negros escravizados de senzalas, na produção dirigida por Oswaldo Sampaio.
Reprodução
Os Trombadinhas (1980)
A obra de Anselmo Duarte falava sobre a vida de crianças que moram nas ruas. Pelé, que interpretou ele mesmo na trama, é reconhecido por uma das personagens no filme.
Reprodução
Fuga Para a Vitória (1981)
Em sua principal participação nos cinemas, Pelé contracena com Sylvester Stallone e Michael Cane em uma partida de futebol entre prisioneiros de guerra e nazistas.
John Bryson / The LIFE Images Collection via Getty Images
A Vitória Do Mais Fraco (1983)
O craque brasileiro participou do filme com John Huston. Com a ajuda de Pelé, um time de futebol formado em um orfanato tenta não perder o lar.
Reprodução
Pedro Mico (1985)
Pelé interpretou o protagonista, que deu um golpe em sua própria quadrilha após um roubo de joias. Após se meter em outras confusões, Pedro Mico também é perseguido pela polícia e por colegas de time.
Reprodução
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)
Interpretando o jornalista Nascimento, Pelé também marcou época ao contracenar com Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Mussum e Zacarias.
Reprodução
Inspiração
Sem participar como um ator, o ídolo da seleção brasileira também foi tema das obras "Uma História de Futebol" (1998), "Pelé Eterno" (2004) e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" (2016).